Início » Plantando » 6 fatos fascinantes sobre rosas: conheça essas curiosidades que poucas pessoas sabem

6 fatos fascinantes sobre rosas: conheça essas curiosidades que poucas pessoas sabem

Existem fatos fascinantes sobre rosas que poucas pessoas conhecem e que podem lhe dar uma nova perspectiva sobre essa flor.

Sabemos que essa planta possui formas, tamanhos e tonalidades que agradam qualquer um. E que elas podem crescer de forma arbustiva, como trepadeiras ou ainda como cobertura de solo.

Sempre há um cantinho perfeito em sua casa ou jardim para as rosas, assim descubra essas curiosidades para ter ainda mais vontade de ter essa planta perto de você.

É uma das flores mais antigas

roseira na Catedral de Hildesheim

As rosas são referenciadas na literatura e na música há muitos séculos. Então, já se imagina que são plantas muito antigas, não é?

Se você é amante dessa flor, saiba:
Como cuidar das rosas para que durem mais?

Há fósseis de rosas, descobertos por arqueólogos, que datam de 35 milhões de anos! Múmias egípcias também foram descobertas usando coroas com essas flores.

E se isso já deixa você chocado, saiba que a rosa viva mais antiga tem mil anos e cresce em uma parede na Catedral de Hildesheim, na Alemanha.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

É uma grande família

variedades de rosas

As rosas são da família Rosaceae e do gênero Rosa L. E quando falamos que é uma grande família, acredite: são mais de 200 espécies de rosas encontradas na natureza!

No entanto, com o passar do tempo, graças ao trabalho dos cultivadores, acredita-se que há mais de 30 mil variedades de roseiras dos mais variados tipos, como as arbustivas, que são as mais comuns, além das trepadeiras e rasteiras.

Aliás, no Brasil, as rosas mais populares são as híbridas de chá, arbustivas, rasteiras, miniaturas, trepadeiras e sempre-floridas.

Claro, hoje em dia, você pode perceber muitas modificações por conta de cruzamentos, logo há formas diferentes na questão vegetativa e também no aspecto floral

Porém, elas permanecem com suas características clássicas que as pessoas tanto amam: suas várias pétalas, o aroma sedutor e as lindas cores.

É comestível

pétalas de rosas em tigela

Entre os fatos sobre rosas que surpreendem é que tais flores são palatáveis, isto é, você pode comer as pétalas. A água de rosas, que é feita através da imersão das pétalas na água, pode ser adicionada em geleias e compotas!

Essa água também pode ser utilizada como aromatizante em pratos de outras culturas, como chineses e indianos.

Não somente isso, mas as rosas produzem uma frutinha em forma de baga, conhecida como roseira brava. Você pode encontrar essa fruta em tons de laranja, roxo escuro, preto e vermelho – ela é rica em vitamina C, por isso você pode usá-la em coquetéis ou até fazer chá quando seca.

Outra aplicação para a rosa é por meio do xarope, que pode ser usado em sorvetes e marshmallows. 

Está presente nos perfumes

criança cheirando rosa

A fragrância das rosas aparece nos perfumes (especialmente femininos), afinal o aroma não tem defeitos e é muito popular.

O óleo de rosas já está presente nessa indústria há séculos. E para fazer a extração deste óleo, uma grande quantidade dessas flores é exigida. Por curiosidade, para conseguir uma grama de óleo, são necessárias duas mil rosas. É muita coisa, né?

Você sabe de onde vem o cheiro tão agradável dessa flor? São de glândulas de perfume microscópicas presentes nas pétalas.

Outro fato interessante é que 85% do óleo de rosas produzido no mundo vem de apenas um lugar: o Vale das Rosas, na Bulgária.

Suas cores e significados encantam

buquê de rosas coloridas

Talvez isso já seja de seu conhecimento, mas é algo que vale a pena mencionar. Cada cor dessas lindas flores possui uma simbologia distinta.

A clássica rosa vermelha, por exemplo, significa o amor e o romance – a flor perfeita para o Dia dos Namorados ou para oferecer em um dia qualquer do ano à pessoa que você ama.

Enfim, e sobre as outras cores? Veja abaixo:

  • Cor de rosa: simboliza graça, elegância, delicadeza, ternura e beleza;
  • Amarelo: representa amizade, alegria, riqueza, prosperidade e energia;
  • Branco: significa simpatia, pureza, inocência e espiritualidade;
  • Laranja: representa entusiasmo, energia, alegria e vivacidade;
  • Azul: simboliza espiritualidade e mistério;
  • Preto: retrata momentos profundos, emocionais e pesados.

Elas não têm apenas espinhos

rosa vermelha em jardim

Por último, um dos fatos sobre rosas envolve seus caules, que não apenas possui espinhos. A roseira também conta com algo chamado acúleos.

Os acúleos, ao contrário dos espinhos, não são modificações de folhas ou ramos. Eles são estruturas que se projetam da epiderme e que não têm tecidos vasculares (ou seja, não têm condutores de seiva).

Nesse caso, você pode remover o acúleo facilmente da planta, enquanto que um espinho é muito difícil de tirar. 

Entretanto, saiba que ambos são importantes para a roseira, pois protegem a planta.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário