Início » Jardinagem » Flor azul – Os 5 tipos de flor azul mais lindas para plantar em casa

Flor azul – Os 5 tipos de flor azul mais lindas para plantar em casa

A flor azul engloba as variedades de flores que contam com essa tonalidade, seja ela adquirida de forma natural quanto artificial.

É símbolo da poesia romântica graças ao poeta alemão Novalis (pseudônimo), que em um de seus romances escreveu sobre um jovem poeta medieval que estava à procura de uma misteriosa flor azul.

O azul é uma cor difícil de ser encontrada na natureza e pode ser uma mistura do roxo. Veja quais são os significados das flores azuis e as principais que você pode ter em casa!

Tipos de flores azuis

Significado da flor azul

Além de ser um símbolo da nostalgia romântica, a flor azul é associada com o místico, com o ato de conquistar algo impossível, com o que é inatingível.

O azul em si é uma cor fria, podendo designar indiferença e desinteresse. Porém, ela também se relaciona com a tranquilidade, confiança, harmonia e lealdade, gerando um efeito calmante e relaxante.

Por isso, é necessário entender que a flor azul pode ter variados significados, entre os quais se altera também pela questão cultural.

No Japão, flores azuis são símbolos de admiração, gratidão, respeito e amor.

A flor azul pode também ser associada com os momentos de luto, assim como as flores brancas que são comumente a representação da morte e dos rituais de passagem. Por ser rara, a flor azul é ainda mais desejada.

Caso você pense em acrescentar uma flor azul em algum canto de sua casa, procure evitar tons mais escuros para não despertar nostalgia ou melancolia, ok? De todo modo, essa variedade de flor pode ser ótima na decoração para meditação e descanso.

Os 5 tipos de flores azuis mais lindas para plantar em casa

Você provavelmente conhece uma flor que é naturalmente azul e ela pode ser encontrada no Brasil, como na Serra Gaúcha (Rio Grande do Sul).

É a hortênsia! Isso quer dizer que ela não precisa de mudanças genéticas ou uso de corantes para gerar a cor azul, pois ela já se produz naturalmente nela.

Inclusive, na cultura japonesa as hortênsias significam honra, sinceridade de sentimentos, resistência e dignidade! Além das hortênsias, existem outras flores azuis que são bastante populares:

1. Lírio azul

lírios azuis

Suas flores são extremamente belas e tendem a representar dois significados opostos: a falsidade e a constância. É atribuída à ideia de beleza e segurança também.

Os lírios azuis são raros de ser encontrados. Veja aqui o texto completo sobre lírios. 

2. Rosa azul

rosas azuis

A rosa azul foi criada artificialmente por de variações genéticas. Assim como as rosas em geral, esta opção também procura expressar o romantismo entre as pessoas.  A rosa azul é simbolo de confiança, fidelidade, discrição e afeto. Se você tem uma roseira em casa pode colorir rosas de cor branca com tonalizante azul.

? Saiba tudo sobre rosas aqui 

3. Orquídea azul

orquídea azul

De beleza incomum, a orquídea azul é uma espécie natural e tende a expressar a extensão de sentimentos de uma pessoa para com a outra, além de estar atrelada com a elegância.

Ainda, a orquídea azul pode representar a transmissão de harmonia e paz. Confira aqui o texto completo sobre orquídeas. 

4. Azulzinha

azulzinha

Como o próprio nome diz, essa é uma flor azul rústica, pequena e delicada nativa do Brasil. Significa principalmente o frescor e vivacidade, gerando sensação de paz, renovação e mudança.

A planta também pode fazer referência à expansão e inspiração da consciência superior.

5. Jacinto

Jacinto Azul

Jacinto é uma flor de origem asiática que simboliza a tristeza e a delicadeza dos sentimentos, sendo muito comum em velórios no centro da Ásia. O seu aroma suave dá origem a diversos perfumes franceses e pode ficar muito bem em jardins externos, visto que a planta tem um comprimento médio que chega de 20 a 50 centímetros. A planta prefere o frio e não costuma se adaptar a regiões quentes.

Qual é a sua flor azul preferida? Ela pode combinar com ambientes internos de decoração moderna ou tradicional e você ainda pode criar arranjos florais com outras plantas. Comente conosco sua opinião.

Comente