Início » Decorando » Essas dicas são ESSENCIAIS para uma boa iluminação do seu banheiro; acerte em CHEIO na decoração

Essas dicas são ESSENCIAIS para uma boa iluminação do seu banheiro; acerte em CHEIO na decoração

A iluminação do banheiro é um ponto que demanda muita atenção, afinal é necessário apostar em um projeto bem elaborado e funcional para que ele atenda as necessidades dos moradores e, ao mesmo tempo, deixe o ambiente confortável e relaxante.

Por isso, esse espaço precisa atender duas situações opostas: clarear o suficiente para as atividades do dia a dia e ter uma iluminação suave para momentos de bem-estar.

Assim, confira aqui as principais dicas para ter uma iluminação perfeita em seu banheiro e combinar harmoniosamente com a decoração.

Observe a iluminação do banheiro em horários distintos

banheiro bem iluminado

Primeiramente, antes de dar qualquer passo no projeto de iluminação do banheiro ou mesmo na reforma, você precisa avaliar a iluminação desse ambiente em vários períodos do dia.

Dessa forma, você será capaz de definir os melhores pontos de iluminação e ainda equilibrar com a luz natural. 

Aproveite a iluminação natural

A luz natural é essencial para o banheiro se manter arejado e com menos possibilidades de mofo e insetos nesse ambiente.

Claro, ela não substitui a iluminação artificial, então ambas precisam ser analisadas, pois cada uma possui uma finalidade diferente e importante.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Logo, por meio da iluminação natural, você consegue economizar energia e criar um efeito agradável ao banheiro. 

Alguns meios para fazer com que a luz natural entre nesse cômodo são por meio de janelas ou aberturas no teto. Tijolos de vidro também são uma opção interessante.

Iluminação do banheiro com luz branca ou luz amarela?

Ambas são importantes na iluminação do banheiro!

A luz branca é essencial para aumentar visualmente o espaço, dar uma maior sensação de higiene e potencializar a iluminação. Já a luz amarela visa proporcionar uma sensação de conforto e acolhimento.

Nesse caso, o ideal é que o ponto principal da iluminação do banheiro seja com luz branca, enquanto que a luz amarela seja utilizada em elementos decorativos, como em luminárias de foco ou no uso da fita de LED atrás do espelho.

Para ter certeza de como e onde usar cada uma dessas luzes, você precisa avaliar o seu espaço e quais os pontos de iluminação.

Defina o ponto de luz central e pontos específicos

Com a iluminação natural em mente, é possível definir corretamente o ponto de luz central, mas atenção que ela vai depender do tamanho do espaço.

Com a iluminação principal definida, avalie os pontos mais específicos do banheiro, como na bancada ou no espelho. 

Aposte no espelho com iluminação

Um importante objeto no banheiro é o espelho, portanto você pode valorizá-lo ainda mais adicionando uma luz nele – pode ser atrás, em cima ou em suas laterais.

Com uma iluminação mais funcional, a decoração do seu banheiro fica ainda mais atraente!

É possível deixar a iluminação do banheiro mais intensa graças a essa adição de ponto de luz, mas também você pode depois ligar apenas essa parte e deixar o espaço relaxante.

Se quiser inovar ainda mais, instale um dimmer, que regula a intensidade da luz.

Instale spots e luminárias

Como é necessário iluminar todos os cantos do espaço para ter uma boa iluminação do banheiro, você precisa apostar nos spots de luz e nas luminárias.

As luminárias pendentes, por exemplo, são bem populares e podem contribuir para a decoração do ambiente.

As arandelas também são modelos muito conhecidos e combinam com o banheiro, ainda mais se você instalá-las perto do espelho. 

Por outro lado, os spots de luz devem ser instalados em pontos estratégicos, pois assim eles ajudarão nos momentos relaxantes e também para complementar a iluminação. Há uma grande variedade de modelos discretos e modernos.

Os spots de embutir são uma boa alternativa!

Dê preferência para as lâmpadas de LED

As lâmpadas de LED são muito econômicas se comparadas com outros modelos (durando até 25 vezes mais) e também são bem versáteis.

Outro detalhe importante é que esse tipo não emite poluentes ao meio ambiente, isto é, ela é sustentável e ainda pode ser reciclada!

Além disso, as lâmpadas de LED são decorativas, podendo controlar a intensidade da luz delas, variando o tom de branco e escolhendo o certo para o momento.

Não esqueça do box

O box do banheiro também pode receber uma iluminação diferenciada, o que vem sendo, na verdade, uma tendência.

Você pode criar um ponto de luz com distintos tipos de lâmpadas, de cores e intensidades variadas. Porém, tenha atenção para que a luz seja clara o suficiente para garantir uma boa higiene pessoal ao mesmo tempo que mantém o ambiente aconchegante.

O recomendável é usar luminárias tipo painel de LED, tanto de embutir quanto de sobrepor. Outro exemplo é instalar uma lâmpada fria no centro e lâmpadas quentes ao redor.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário