Início » Decoração » 4 maneiras práticas de adotar o estilo étnico na decoração

4 maneiras práticas de adotar o estilo étnico na decoração

Você já pensou em trazer um pouco da cultura e da personalidade de diferentes povos para a sua casa? O estilo étnico na decoração é uma forma de valorizar a diversidade e a beleza das diferentes etnias do mundo, criando ambientes cheios de vida, cor e história. 

Por isso, conheça algumas maneiras práticas de adotar essa ideia sem perder a harmonia e o equilíbrio do seu espaço.

4 maneiras de ter um estilo étnico no décor

sala de estar com estilo étnico

Adotar o estilo étnico na decoração não é difícil, mas requer alguns cuidados para não sobrecarregar o ambiente ou criar uma mistura sem sentido.

O ideal é escolher um tema ou uma região que você goste e se identifique, e usar elementos que remetam a essa cultura, sem exagerar na quantidade ou no tamanho.

Escolha uma paleta de cores que combine com o tema escolhido

Por exemplo, se você quer se inspirar na África, pode usar cores quentes e terrosas, como vermelho, laranja, marrom e amarelo.

quarto com estilo étnico em tons de azul e amarelo

Por outro lado, se você prefere a Ásia, pode optar por cores mais suaves e delicadas, como rosa, lilás, azul e verde.

Use estampas e texturas que remetem à cultura escolhida

Com tantas opções, você pode apostar em estampas e texturas geométricas, florais, animais, listras, xadrez, etc.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

almofadas com estampas étnicas

Aliás, use esses elementos em almofadas, tapetes, cortinas, mantas, colchas ou onde achar melhor conforme seu décor. Porém, cuidado para não misturar muitas estampas diferentes, pois isso pode deixar o ambiente confuso e poluído.

Invista em objetos e móveis que tenham um toque étnico

Cestos, vasos, esculturas, quadros, espelhos, luminárias, por exemplo, podem ser comprados em lojas especializadas, feiras de artesanato ou até mesmo em viagens que você faça.

itens decorativos étnicos de parede estampas étnicas na sala de estar

O importante é que eles tenham uma história e um significado para você, e que combinem com o restante da decoração.

Use plantas e flores para trazer mais vida e frescor ao ambiente

As plantas e flores podem ser escolhidas de acordo com o tema ou a região que você quer homenagear. Pode ser até árduo escolher com a imensa variedade e beleza, mas veja isso como uma tarefa divertida.

E aproveite para colocá-las em vasos, jardineiras, cachepots, etc., e distribuí-las pelos cômodos da casa, criando pontos de cor e de verde!

Exemplos de estilo étnico na decoração

sala de jantar com estilo étnico

Para te inspirar ainda mais, separamos alguns exemplos de estilo étnico na decoração, que mostram como é possível criar ambientes lindos e originais com esse estilo. Veja só:

Estilo africano

Esse estilo se caracteriza pelo uso de cores quentes e terrosas, estampas geométricas e animais, objetos de madeira, metal e cerâmica, e plantas tropicais. 

estilo africano na decoração

De fato, o estilo africano traz um clima de aventura e exotismo para a casa, além de valorizar a cultura e a arte desse continente.

Estilo asiático

Já esse estilo se destaca pelo uso de cores suaves e delicadas, estampas florais e orientais, objetos de porcelana, bambu e papel, e plantas como bambu, bonsai e orquídea. 

estilo asiático na decoração

Essa opção de décor traz uma sensação de paz e harmonia para a casa, além de refletir a sabedoria e a espiritualidade dessa região.

Estilo latino-americano

A aposta se dá no uso de cores vibrantes e alegres, estampas listradas e xadrez, objetos de tecido, palha e couro, e plantas como cactos, suculentas e bromélias. 

estilo latino-americano na decoração

O estilo latino-americano traz uma atmosfera de festa e diversão para a casa, além de celebrar a cultura e a alegria desse continente.

Estilo árabe

Por fim, temos esse estilo, que se define pelo uso de cores intensas e contrastantes, estampas de arabescos e mosaicos, objetos de metal, vidro e pedra, e plantas como palmeiras, rosas e jasmins. 

estilo árabe na decoração

Se você quer um toque de luxo e mistério para a casa, esse estilo é para você, pois ele mostra a riqueza e a beleza dessa cultura.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário