Início » Plantando » Como escolher bonsai? Confira os detalhes CRUCIAIS para acertar na compra dessa planta

Como escolher bonsai? Confira os detalhes CRUCIAIS para acertar na compra dessa planta

Escolher bonsai não é apenas comprar a que mais lhe agradou visualmente. Existem fatores cruciais que você deve levar em consideração para que sua planta seja (e permaneça) saudável.

Em primeiro lugar, saiba que o cultivo de bonsai não é apenas a criação de árvores pequenas e deformadas. É uma técnica japonesa onde há uma árvore em miniatura. E como toda árvore, ela precisa de cuidados e atenção.

Por isso, entenda como escolher bonsai de acordo com o ambiente em que ele será colocado, além de outros pontos que interferem na compra. Acompanhe.

Tamanho do bonsai

bonsais pequenos

Antes de tudo, você precisa considerar o tamanho do bonsai, afinal isso tem influência direta sobre o local onde ele será colocado.

Já falamos sobre cuidados com bonsai aqui!
Não deixe de ler!

Os bonsais possuem tamanhos diferentes e você precisa ter em mente que, ao comprá-los, a espécie escolhida irá crescer para o espaço determinado a ela.

Logo, a classificação dos bonsais se dá pela altura. Veja só:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  • Keshitsubo: entre 3 e 8 centímetros;
  • Shito: entre 5 e 10 centímetros;
  • Mame: entre 5 e 15 centímetros;
  • Shohin: entre 13 e 20 centímetros;
  • Komono: entre 15 e 25 centímetros;
  • Omono/Dai: entre 76 e 122 centímetros;
  • Chumono/Chiu: entre 91 e 141 centímetros;
  • Hachi-uye: entre 102 e 152 centímetros;
  • Imperial: entre 152 e 203 centímetros.

Muitas vezes, apenas observando o bonsai fica difícil ter uma noção correta do tamanho que ele pode vir a ter, não é?

Lembre-se que a medida da altura é feita considerando a árvore e o vaso.

Entretanto, em casos de pré-bonsai (muda que ainda não foi plantada em vaso específico para bonsai e não teve sua forma fixa definida), a altura não considera a do pote plástico onde ele está cultivado.

Estilo do bonsai

vasos com bonsais

Atrelado ao tamanho, um outro ponto importante ao escolher bonsai é definir o estilo que mais lhe agrada – tais estilos são definidos por suas formas e elas são guias para o cultivo.

No entanto, embora exista essa “classificação” de estilos, hoje em dia eles estão abertos à interpretação e à criatividade de cada um.

Um dos estilos mais populares no Brasil é o chokkan (ereto formal), onde o tronco é mais grosso na parte inferior e vai ficando mais fino com a altura.

bonsai chokkanOutra característica desse tipo de bonsai é que o topo da árvore é formado apenas por um único ramo.

 

Inclusive, outro estilo é o moyogi (ereto informal).

bonsai moyogi

Seu tronco cresce na vertical, criando uma forma de “S” – e em cada curva, há uma ramificação.

Aspectos físicos do bonsai

pessoa com bonsai

Na hora da compra do bonsai, esteja atento a alguns detalhes para não escolher uma planta que não está saudável e que pode acabar morrendo em pouco tempo.

Observe os ramos: um bonsai saudável não deve ter ganhos que se cruzam e ter distribuição uniforme de galhos ao longo da forma da árvore. Quanto ao tronco, a superfície deve ser lisa – verifique também se ele é mais grosso na parte inferior do que na parte superior.

Já nas raízes, elas devem estar saindo sutilmente do solo, mas muito bem “ancoradas” no vaso. Uma dica é sacudir com leveza o vaso: se a árvore abanar, saiba que há deficiência nas raízes – o melhor é escolher outro exemplar.

Além disso, suas folhas precisam ter uma cor brilhante e saudável, sem que nenhuma delas esteja seca ou sem cor.

Ambiente de cultivo

vaso com bonsai perto de janela

O ambiente de cultivo do bonsai é fundamental para o bom desenvolvimento da sua árvore. Ou seja, a planta precisa de um espaço propício para o crescimento seguindo algumas condições básicas, conforme a espécie.

Dessa forma, garanta que as condições de umidade, luminosidade, temperatura e fertilidade estejam de acordo com a espécie escolhida.

O ambiente externo ainda é o melhor lugar de cultivo para o seu bonsai.

Ambiente interno

Para ambientes internos, certifique-se de situar seu bonsai em um local arejado e próximo a uma janela grande e iluminada. A recomendação é um metro de distância.

As espécies mais tolerantes aos espaços internos são o Ficus. Outros exemplos são a pitanga, jabuticaba e o jasmim anão.

Ambiente externo

Como é uma árvore em miniatura, o bonsai precisa ficar exposto ao sol direto, vento e chuva. Claro, no verão, não é ideal que ele fique sob o sol forte – então, você pode movê-lo para um lugar mais sombreado.

bonsai em quintal

Aliás, no inverno, especialmente se for rigoroso, proteja a planta, se for uma espécie sensível, das geadas.

Todas as espécies de coníferas (os bonsais conhecidos como pinheiros ou “cedrinhos”) são excelentes para seu jardim ou quintal.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário