Início » Organizando » 6 ideias de mini estufa caseira: descubra como fazer a sua com essas dicas DIY incríveis e simples

6 ideias de mini estufa caseira: descubra como fazer a sua com essas dicas DIY incríveis e simples

A estufa é uma estrutura que tem como objetivo absorver o calor do som e mantê-lo no interior do espaço, mantendo a temperatura interna controlada. Essa estrutura ajuda no crescimento das plantas, protege de possíveis ameaças e predadores e também da chuva e ventos fortes. 

Como nem todo mundo pode contar com essa grande estrutura em casa, fazer uma mini estufa caseira é a solução para quem deseja cuidar das plantas, principalmente para aqueles que desejam plantar a partir da semente. Assim como a estufa comum, a mini estufa é feita a partir de materiais transparentes, pois permitem a passagem de calor. 

Neste post trouxemos algumas dicas de como fazer uma mini estufa caseira em casa utilizando apenas dicas DIY (faça você mesmo). Confira nosso texto!

6 ideias de mini estufa caseira

6 ideias de mini estufa caseira: descubra como fazer a sua com essas dicas DIY incríveis e simples

Confira algumas ideias simples para fazer uma ótima mini estufa caseira.

Aproveite para ler:

Como fazer uma horta suspensa?

Copos e potes de plástico

Copos e potes de plástico, como aqueles copos transparentes de requeijão, podem garantir um mini estufa caseira, principalmente para aqueles que começam a plantar desde a semente e desejam que a plantinha cresça bem e saudável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

mini estufa caseira com copinhos

Os copos podem ser colocados de cabeça para baixo (com tampa) e a plantinha é colocada na parte da tampa. 

Coloque os copos em um vaso ou pires, mas dê preferência aos que possuem furos para drenagem, assim as plantas podem ser regadas sem que precise mexer na tampa da sua estufa. 

Garrafa pet

Garrafa pet é uma ótima ideia de estufa caseira e um dos materiais mais fáceis de se encontrar, daqueles que quase sempre temos em casa.

Para transformar a garrafa em uma mini estufa, corte o topo da garrafa com uma tesoura ou estilete e utilize a parte de baixo para cobrir seu vaso de planta. Você também pode encaixar a parte corta no vaso, caso o tamanho seja igual. 

mini estufa de garrafa pet

Faça pequenos furos na garrafa para que a planta possa respirar ou então utilize a parte de cima da garrafa, deixando-a destampada. 

Essa é uma forma bem simples e rápida de criar a mini estufa, mas deve ser feita separadamente para todos os vasinhos que desejar uma pequena estufa. 

Estante

Uma estante pode servir para acomodar plantas, criar um jardim vertical, e ainda serve como um espaço para criar uma estufa caseira.

Estantes de plástico ou metal são as melhores para funcionar como uma estufa, pois as de madeira não tratada podem mofar ou atrair fungos. 

mini estufa de madeira

Para fazer sua estufa cubra o espaço aberto do móvel com um plástico transparente para que entre luz natural e calor, criando assim um local que pode reter tanto umidade quanto calor, e ainda protege da chuva.  

Com sacos plásticos

Plantas maiores e mais altas como trepadeiras podem enfrentar dificuldades na hora de ganhar uma estufa, pois costumam precisar de espaços maiores. Mas saiba que você pode resolver esse problema utilizando apenas uma sacola plástica grande. O saquinho plástico deve cobrir toda a planta, indo do seu topo até o vaso. 

mini estufa com saco plástico

Essa pode não ser a opção mais bonita e visualmente agradável, mas pode solucionar a falta de uma estufa 

Guarda-chuva

Aquele guarda-chuva velho e sem uso pode ganhar uma nova utilidade ao se tornar uma mini estufa caseira para seu jardim. O plástico do guarda-chuva pode virar uma cobertura para seu pequeno jardim, retendo calor e criando uma condição favorável para o cultivo de plantas. 

mini estufa com guarda-chuva

O ideal é que o guarda-chuva seja preso de alguma forma, impedindo-o de voar ou soltar da estufa. 

Caixa de madeira

As caixas de madeira como os pallets funcionam perfeitamente para fazer uma mini estufa. A caixa não pode ser toda fechada, por isso, dê preferência a modelos de ripas de madeira.

mini estufa de caixa de madeira

As laterais da caixa devem ser cobertas com algo transparente, como pedaços de vidro ou folhas de acrílico, para deixar a luz natural entrar e também abafar e reter calor e umidade. 

Agora que você já tem algumas dicas simples e fáceis para fazer sua mini estufa caseira é  sua vez de preparar e cuidar das plantinhas e sementes da melhor forma possível. Seu jardim merece os melhores cuidados desde o primeiro dia.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 4.9 / 5. Número de votos: 15

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Andresa Raposo é redatora especializada e fez parte da equipe do HomeIT. Possui experiência em redação para Decoração e "coisinhas" para casa.

Deixe seu comentário