Início » Plantando » Flores » Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Valorizada pela originalidade de suas flores, especialmente pela inúmera variedade, além de sua beleza, as orquídeas são plantas de uma das maiores famílias do mundo – acredita-se que existam mais de 20 mil espécies e mais de 700 gêneros.

Podendo ser encontrada em todos os continentes, com exceção das regiões polares, a orquídea tem preferência por clima tropical e podem tanto aderir a outras plantas e rochas, como crescer acima do solo ou no subterrâneo.

Entre tantas espécies, você vai descobrir que algumas são consideradas orquídeas raras. Mas quais são e por quê? Entenda sobre as orquídeas raras, onde elas podem ser encontradas, apesar desse mistério todo, suas cores e cuidados!

Lista de orquídeas raras

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

A ideia de “orquídea rara” se torna um conceito bem relativo. As orquídeas são uma das flores mais apreciadas no mundo inteiro e suas variedades fazem dela ótimas opções de decoração e presente para pessoas queridas.

O que acontece é que existem alguns tipos de orquídeas que são bem difíceis de serem encontradas, podendo estar prestes a serem extintas ou que só foram vistas uma vez.

Dependendo do caso, a orquídea é rara pelo simples fato de não conseguir ser fácil de reproduzi-la, ou seja, conseguir que as mudas sobrevivam para aumentar o número da espécie.

Veja a lista abaixo e saiba quais são as orquídeas raras atualmente:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Bulbophyllum fletcherianum pearson

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Esta orquídea é curiosa por ser polinizada por moscas e também besouros saprófagos e, por conta disso, seu cheiro acaba sendo desagradável: parece odor de lixo ou de carniça. Entretanto, a aparência desta orquídea rara é impressionante, principalmente pelo tamanho, sendo bem maior do que o normal para uma orquídea.

Telipogon diabolicus

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Descoberta em 2016 na Colômbia, esta orquídea é rara em especial por sua localização – uma área úmida e montanhosa – que pode provocar sua extinção, ainda mais que ela se encontra em pequena quantidade por lá.

Esta orquídea possui pétalas de cores variadas, desde cor-de-rosa até violeta. O que mais chama a atenção dela é sua estrutura central (a “coluna” da orquídea): é semelhante a cara de um diabo. Por isso, é conhecida também como “cara de diabo”.

Cattleya walkeriana

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

A raridade desta orquídea vem justamente de sua aparência perfeita: há simetria e equilíbrio de suas formas. Chamada também de “Feiticeira”, esta orquídea é originária do Brasil e, embora nunca mais tenha sido encontrada na natureza, esse exemplar pode ser encontrado com muitos colecionadores. Seu valor até mesmo pode ultrapassar os R$1.000,00 e cruzamentos passam facilmente dos R$3.000,00.

Dendrophylax lindenii

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Mundialmente famosa como “orquídea fantasma”, esta orquídea é rara pelo simples fato de ser desprovida de folhas, além de ter raízes verdes e muito bem fixadas nas árvores. A cor da flor é o que dá o nome popular à orquídea: é tão branca que pode até ser vista de noite.

Sophronities coccinea Alba

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Esta orquídea é originária das regiões Sul e Sudeste do Brasil, bem como no Norte da Argentina e Leste do Paraguai. Suas flores podem adquirir várias tonalidades, sendo que a mais predominante é a vermelha.

A flor amarela desta orquídea é a mais rara por causa de uma mutação genética.

Fredclarkeara after dark

Orquídeas Raras: Quais são e Cuidados Necessários

Rara, essa orquídea é um tipo de híbrido formado a partir de 3 espécies. Suas flores são totalmente negras, podendo exalar um perfume agradável. Suas formas apresentam simetria e boa quantidade.

Considerada uma planta caduca, esta orquídea perde suas folhas durante um período do ano e permanece apenas com os pseudobulbos em exibição.

Como cuidar de uma orquídea?

v

Mesmo se sua orquídea não seja de um tipo raro, é essencial que você entenda que ela exige cuidados, afinal você está lidando com um ser que precisa de alguns fatores para sua sobrevivência.

Para seu cultivo dar certo, a orquídea deve possuir boas condições no ambiente, que envolvem a iluminação, fertilização, umidade e ventilação. Não é necessário que você crie um orquidário, desde que seu espaço possua todos esses itens fundamentais para o desenvolvimento saudável da orquídea!

Existem certos detalhes que podem fazer a diferença quando você for cuidar de sua orquídea:

  • Proteção solar: o sol pode queimar a folha (causando manchas e necroses), por isso deve-se evitar a exposição entre as 10 horas da manhã até às 15 horas da tarde,
  • Rega: a frequência da rega irá depender do clima e onde sua orquídea está plantada. Em geral, a indicação é que você regue a planta uma vez por dia a até uma vez por semana.

Para ter certeza de que a quantidade de água é o suficiente, você pode verificar a profundidade dos sulcos – como eles são leves, eles não estarão tão fundos assim no vaso (caso isso acontecer, é porque a planta está desidratada).

  • Adubação: adubar é um processo bem mais fácil – faça isso a cada sete dias ou de modo quinzenal.

Como a planta precisa de periodicidade, evite pular uma semana de adubação e fazer isso duas vezes seguidas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário