Azaleia (Flor) – Principais Cuidados e Como Cultivar em Ambientes Internos e Externos

Além de linda, a azaleia é uma das plantas mais fáceis de cuidar. Sabendo como atender suas necessidades, ela floresce o ano todo.

É originária do Japão, por esse motivo está presente em todos os jardins orientais. Se adaptou muito bem ao clima brasileiro e hoje é facilmente encontrada no peitoril de janelas internas. Quer embelezar sua casa com azaleias? Veja como cuidar:

azaleia branca flor

Principais cuidados com a azaleia

É uma planta de fácil adaptação. Suporta diferentes temperaturas e também se dá bem em diversos tipos de solos diferentes. A iluminação pode ser tanto direto como à meia sombra.

Por esses motivos a azaleia é uma flor queridinha tanto em decorações externas como internas.

No entanto, apesar de ser fácil de cuidar, é necessário ter atenção à alguns detalhes fundamentais em todas as etapas, desde o plantio.

Como cultivar azaleias

O cultivo das azaleias é simples, mas exige cuidados.

Como plantar azaleias

É adaptável, por isso o solo não precisa de cuidados especiais. Mas, se você quer que sua azaleia fica bem florida e bonita, é necessário fornecer mais nutrientes para ela. Nestes casos é preciso preparar o local que ela ficará na seguinte forma:

  • 2 partes de terra comum (do local que ela ficará);
  • 1 parte de areia;
  • 1 parte de composto orgânico.

Essa mistura (exatamente nessas proporções), contribui fornecendo tudo o que sua flor precisará para ficar bela o ano todo. É importante que a terra fique fofa, pois isso facilitará o enraizamento da planta.

Outro detalhe que merece atenção para garantir uma planta com mais vigor, é período de plantio. Quando feito durante o outono, sua azaleia renderá muito mais flores e ficará exuberante!

É possível propagar suas azaleias e criar um jantar belíssimo com elas! Para isso use estacas com 7 a 10 cm de comprimento. Escolha ramos fortes com galhos laterais e folhas, no entanto, as folhas devem ser retiradas deixando apenas umas 4 ou 5 no ponteiro. Coloque-as na terra já preparada. O ideal é que o solo seja preparado cerca de 3 meses antes da colocação das estacas. Nesse método, o período de enraizamento gira em torno de 2 meses.

azaleia rosa linda

Regas das azaleias

A azaleia é uma planta que precisa de água, mas não pode ficar encharcada. A quantidade de rega dependerá do local que ela se encontra. Em jardins, o ideal é regá-la cerca de 2 vezes na semana para manter o solo sempre úmido. Já as plantas em vasos deverá receber água todos os dias.

Os cuidados são os mesmos que outras flores, evitando sempre molhar as pétalas e de olho para não deixar a terra muito encharcada.

Outra dica para saber se é preciso regar sua azaleia é observar o solo. Se estiver seco, está na hora de oferecer água. Essa dica vale tanto para as plantas de jardim como as de vaso.

Iluminação ideal para azaleias

Como dito, é uma planta que se adapta a luz direta ou à meia sombra. Mas ela nunca deverá ficar sem a luz solar, pois ela é necessário para o desenvolvimento da sua planta. Se você irá cultivá-la dentro de casa, é importante que seu vaso fique sempre próximo a janela, onde tenha incidência dos raios solares. Por esse motivo, a azaleia é uma planta perfeita para ficar no peitoril das janelas das casas e apartamentos.

Uma dica para garantir belas flores mesmo dentro de casa, é deixar que a azaleia floresça no jardim. Pode ser dentro do próprio vaso, mas ao deixá-la para fora até que as flores abram e depois levá-las para dentro garante flores belíssimas e fortes para decorar sua casa.

Azaleia precisa de poda?

Sim, as azaleias precisam ser podadas para garantir as próximas floradas nas estações seguintes. Afinal, esse processo estimula o crescimento de novas flores.

Todas as folhas e flores secas devem ser cortadas, bem como a ponta dos ramos. Flores murchas e folhas amareladas também devem ser retiradas. Esse cuidado limpa a planta e deixa espaço para que ela possa respirar. Deve ser adubada sempre, exceto em épocas de florescência.

Durante a florescência, caso note folhas esbranquiçadas, é sinal de pragas e fungos. Neste caso será necessário fazer uma poda para que o problema não se espalhe. Além de cortar esses males, você precisará usar produtos específicos como o oxicloreto de cobre.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário