Início » Plantando » Flores » Azaleia (Flor) – Principais Cuidados e Como Cultivar em Ambientes Internos e Externos

Azaleia (Flor) – Principais Cuidados e Como Cultivar em Ambientes Internos e Externos

Além de linda, a azaleia é uma das plantas mais fáceis de cuidar. Sabendo como atender suas necessidades, ela floresce o ano todo.

É originária do Japão, por esse motivo está presente em todos os jardins orientais. Se adaptou muito bem ao clima brasileiro e hoje é facilmente encontrada no peitoril de janelas internas. Quer embelezar sua casa com azaleias? Veja como cuidar:

azaleia branca flor

Principais cuidados com a azaleia

É uma planta de fácil adaptação. Suporta diferentes temperaturas e também se dá bem em diversos tipos de solos diferentes. A iluminação pode ser tanto direto como à meia sombra.

Por esses motivos a azaleia é uma flor queridinha tanto em decorações externas como internas.

No entanto, apesar de ser fácil de cuidar, é necessário ter atenção à alguns detalhes fundamentais em todas as etapas, desde o plantio.

Como cultivar azaleias

O cultivo das azaleias é simples, mas exige cuidados.

Como plantar azaleias

É adaptável, por isso o solo não precisa de cuidados especiais. Mas, se você quer que sua azaleia fica bem florida e bonita, é necessário fornecer mais nutrientes para ela. Nestes casos é preciso preparar o local que ela ficará na seguinte forma:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

  • 2 partes de terra comum (do local que ela ficará);
  • 1 parte de areia;
  • 1 parte de composto orgânico.

Essa mistura (exatamente nessas proporções), contribui fornecendo tudo o que sua flor precisará para ficar bela o ano todo. É importante que a terra fique fofa, pois isso facilitará o enraizamento da planta.

Outro detalhe que merece atenção para garantir uma planta com mais vigor, é período de plantio. Quando feito durante o outono, sua azaleia renderá muito mais flores e ficará exuberante!

É possível propagar suas azaleias e criar um jantar belíssimo com elas! Para isso use estacas com 7 a 10 cm de comprimento. Escolha ramos fortes com galhos laterais e folhas, no entanto, as folhas devem ser retiradas deixando apenas umas 4 ou 5 no ponteiro. Coloque-as na terra já preparada. O ideal é que o solo seja preparado cerca de 3 meses antes da colocação das estacas. Nesse método, o período de enraizamento gira em torno de 2 meses.

azaleia rosa linda

Regas das azaleias

A azaleia é uma planta que precisa de água, mas não pode ficar encharcada. A quantidade de rega dependerá do local que ela se encontra. Em jardins, o ideal é regá-la cerca de 2 vezes na semana para manter o solo sempre úmido. Já as plantas em vasos deverá receber água todos os dias.

Os cuidados são os mesmos que outras flores, evitando sempre molhar as pétalas e de olho para não deixar a terra muito encharcada.

Outra dica para saber se é preciso regar sua azaleia é observar o solo. Se estiver seco, está na hora de oferecer água. Essa dica vale tanto para as plantas de jardim como as de vaso.

Iluminação ideal para azaleias

Como dito, é uma planta que se adapta a luz direta ou à meia sombra. Mas ela nunca deverá ficar sem a luz solar, pois ela é necessário para o desenvolvimento da sua planta. Se você irá cultivá-la dentro de casa, é importante que seu vaso fique sempre próximo a janela, onde tenha incidência dos raios solares. Por esse motivo, a azaleia é uma planta perfeita para ficar no peitoril das janelas das casas e apartamentos.

Uma dica para garantir belas flores mesmo dentro de casa, é deixar que a azaleia floresça no jardim. Pode ser dentro do próprio vaso, mas ao deixá-la para fora até que as flores abram e depois levá-las para dentro garante flores belíssimas e fortes para decorar sua casa.

Azaleia precisa de poda?

Sim, as azaleias precisam ser podadas para garantir as próximas floradas nas estações seguintes. Afinal, esse processo estimula o crescimento de novas flores.

Todas as folhas e flores secas devem ser cortadas, bem como a ponta dos ramos. Flores murchas e folhas amareladas também devem ser retiradas. Esse cuidado limpa a planta e deixa espaço para que ela possa respirar. Deve ser adubada sempre, exceto em épocas de florescência.

Durante a florescência, caso note folhas esbranquiçadas, é sinal de pragas e fungos. Neste caso será necessário fazer uma poda para que o problema não se espalhe. Além de cortar esses males, você precisará usar produtos específicos como o oxicloreto de cobre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário