Início » Organizando » CUIDADO: sua panela de pressão pode EXPLODIR nestas SITUAÇÕES!

CUIDADO: sua panela de pressão pode EXPLODIR nestas SITUAÇÕES!

Descubra em quais situações sua panela de pressão pode explodir e saiba como evitar esse problema de uma vez por todas

A panela de pressão é um item que costuma causar medo, afinal, ela pode explodir e provocar acidentes. No entanto, isso só acontece quando não se tem uma manutenção adequada do utensílio doméstico ou ao errar no uso.

Aqui, você descobre em quais situações a panela de pressão pode explodir e o que fazer para evitar que isso ocorra. Confira e use esse utensílio doméstico com segurança no preparo de alimentos!

O que faz a panela de pressão explodir?

CUIDADO: sua panela de pressão pode EXPLODIR nestas SITUAÇÕES!

Afinal, quais são os problemas e erros de uso que levam a panela de pressão clássica a explodir? A seguir, você conhece os principais e descobre como evitá-los:

Não deixe de ler:
Como usar a panela de pressão do jeito certo?

1. Borracha da tampa danificada

Há quem pense que a borracha da tampa da panela de pressão é eterna. Na realidade, não é assim que funciona. Com o passar do tempo, ela pode ficar ressecada.

Quando está ressecada, pode rachar. Além disso, existe o risco de danificar a borracha sem querer, seja durante o manuseio da tampa ou na limpeza do utensílio.

Quando a borracha está danificada, a panela não tem uma boa vedação. No melhor dos casos, o alimento pode não cozinhar rapidamente. No pior, a panela pode explodir, causar acidentes e danificar itens em sua cozinha.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Para evitar isso é simples: verifique, antes de cada uso, se a borracha da tampa está íntegra, sem rachaduras ou qualquer outro problema. Caso não esteja, não utilize o utensílio. Ela também precisa estar flexível.

2. Problema na válvula

A válvula da panela de pressão deve estar sempre com o pino. Desse modo, você consegue identificar se pegou pressão e se há vazão dessa pressão.

pessoa mexendo em panela de pressão

Quando se tem uma válvula entupida e não se utiliza o pino, você compromete o funcionamento e segurança do utensílio doméstico, aumentando o risco de explosão.

Sempre verifique se válvula e pino estão entupidos. Durante a lavagem da panela, use um material metálico fino, que você deve enfiar nos buracos do pino para remover qualquer sujeira. Assim, é possível usar o utensílio com segurança.

3. Quantidade de água errada

Este é um dos erros mais comuns no uso da panela de pressão, inclusive o que mais causa explosões em residências. É muito importante que use a quantidade de água certa para cozinhar os alimentos.

Algumas panelas de pressão vêm com marcações internas que indicam a quantidade mínima e máxima de água, devendo segui-las fielmente para ter um uso seguro do utensílio.

pessoa mexendo na panela de pressão

Um detalhe importante que você deve conhecer é que a maioria das explosões é provocada quando a água seca na panela. Portanto, não coloque pouquíssima água e acompanhe o cozimento. Nada de sair de casa e deixar a panela no fogão. Se o líquido secar, eleva-se bastante a possibilidade de explosão.

4. Erro na temperatura do fogo

Quando a panela pega pressão, você deve manter o fogo em temperatura média. Ela é ideal porque é a que garante o cozimento adequado do alimento no menor tempo.

Se você deixa a panela no fogo baixo, o cozimento será lento, portanto, demorará mais. Agora, caso deixe no fogo alto, que é o mais perigoso, a água secará rapidamente. Com isso, a panela vira uma bomba, com risco altíssimo de explosão.

5. Não esperar a saída do vapor para abrir a panela de pressão

Terminou o cozimento de um alimento? Então, espere a saída total do vapor antes de abrir a panela de pressão. Existem pessoas que colocam o utensílio debaixo da água da torneira para acelerar esse processo ou levantam o pino, mas essas práticas também não são muito seguras.

panela de pressão com vapor saindo

Especificamente sobre o esfriamento com água da torneira, essa prática causa choque térmico na panela, o que pode provocar a explosão. Portanto, é melhor não a adotar.

O correto é deixar que o vapor saia da panela naturalmente. Você só deve abri-la quando ela não estiver mais fazendo o típico chiado de cozimento e vapor. Somente neste momento é mais seguro verificar o alimento.

Colocou sua panela de pressão no fogo e notou que ela está fazendo um barulho estranho? O melhor que você pode fazer é desligar o fogo imediatamente e se afastar. Deixe que a pressão saia sozinha e só mexa na panela quando ela não estiver emitindo barulho algum.

Quer garantir ainda mais tranquilidade no cozimento de alimentos? Aposte em panelas de pressão elétricas, que têm vários mecanismos de segurança para evitar explosões.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário