Início » Jardinagem » Planta Quebra Pedra: Por que você PRECISA ter esse verdadeiro MILAGRE em sua casa

Planta Quebra Pedra: Por que você PRECISA ter esse verdadeiro MILAGRE em sua casa

A planta Quebra-Pedra vem ganhando as atenções de entusiastas da jardinagem e da medicina natural.Conhecida cientificamente como Phyllanthus niruri, essa espécie sul-americana é aclamada por suas propriedades medicinais que, segundo crenças populares e estudos preliminares, incluem a capacidade de prevenir a formação de pedras nos rins e vesícula.

Confira algumas dicas de como cultivar Quebra-Pedra, como também os benefícios da planta.

Como Cultivar Quebra-Pedra

A Quebra-Pedra é uma planta que se adapta facilmente a diferentes condições de ambiente, tornando-se uma excelente escolha para jardineiros de diferentes níveis de experiência.

Sendo uma espécie resistente, ela cresce tanto em climas quentes e úmidos quanto em áreas com meia sombra e climas amenos.

Embora seja capaz de sobreviver em solos pobres, a Quebra-Pedra desenvolve-se melhor em solos férteis e com boa drenagem.

Quanto à rega, a planta apresenta uma tolerância a períodos de seca, o que exige um solo com umidade leve.

O solo deve estar completamente seco antes de receber nova rega, exigindo ao menos 3 horas de luz solar direta diária para um crescimento saudável.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

A facilidade de cultivo da Quebra-Pedra faz dela uma opção acessível para quem deseja trazer para o lar não apenas um toque de verde, mas também o potencial de suas propriedades naturais beneficentes.

No entanto, é fundamental que mesmo com essas vantagens, o cultivo da Quebra Pedra seja acompanhado por quem tem conhecimento das suas particularidades.

Planta Quebra-Pedra

Uso medicinal da Quebra-Pedra

Além de ser uma planta ornamental atrativa, a Quebra-Pedra é reconhecida pelos seus benefícios à saúde.

Suas folhas, flores, raízes e sementes são fontes de substâncias ativas como alcaloides, flavonoides, triterpenos e ligninas, que lhe conferem propriedades diuréticas, hepatoprotetoras, antioxidantes e antiespasmódicas.

O consumo da Quebra-Pedra está associado à prevenção de pedras nos rins e vesícula, e ao seu efeito hepatoprotetor e laxante.

Tradicionalmente, a planta é consumida na forma de chá, o que facilita a ingestão e a absorção de suas propriedades medicinais.

Entretanto, para aqueles que preferem outras formas de administração, a Quebra-Pedra é também disponibilizada em tinturas e cápsulas, que podem ser adquiridas em ervanárias, farmácias de manipulação e lojas de produtos naturais.

Apesar dos diversos benefícios que a Quebra-Pedra oferece, seu uso deve ser feito com cautela e sob orientação de um profissional experiente, especialmente considerando que ela não deve substituir tratamentos médicos convencionais.

O uso deste fitoterápico exige cuidado e respeito às dosagens recomendadas para evitar efeitos colaterais indesejados.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.8 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Formado em Administração e Psicologia, e também fez curso de desenho. Fã de games, desenhos animados, séries e filmes.

Deixe seu comentário