Início » Organizando » NUNCA MAIS FAÇA ISSO: Os problemas de usar pote de sorvete para guardar feijão

NUNCA MAIS FAÇA ISSO: Os problemas de usar pote de sorvete para guardar feijão

Uma prática muito popular no Brasil e que você provavelmente faz em casa é usar pote de sorvete para guardar feijão ou pior ainda: já se decepcionou em encontrar esse alimento no lugar de um delicioso sorvetinho.

No entanto, você sabia que isso não é nada bom? Entendemos que a intenção de reutilizar potes plásticos faz bem ao meio ambiente, mas especialistas afirmam que tal atitude não traz benefícios para a sua saúde.

Entenda mais sobre esse assunto agora e veja o que você pode fazer no lugar.

Qual é o problema com o pote de sorvete para guardar feijão?

pote de plástico escrito feijão

Um pote de sorvete usado, quando devidamente limpo após o seu uso, pode ser útil para muitas coisas, como guardar objetos e até servir como local de armazenamento de algum ingrediente enquanto você estiver preparando alguma refeição.

Veja também:
Alimentos que você NUNCA deve guardar na geladeira

Entretanto, guardar um alimento por um longo período dentro desse tipo de embalagem não é algo positivo: ele pode afetar sua comida.

Podemos separar dois motivos óbvios para você desistir de usar pote de sorvete para guardar feijão (ou até outros alimentos):

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Presença de bactérias e outros microrganismos

A reutilização de embalagens pode causar a proliferação de bactérias e outros microrganismos.

Acredite: o pote plástico nunca estará livre de organismos patógenos.

E não importa se você garante que fez uma higienização perfeita do pote – tais microrganismos se proliferam com muita facilidade nesse tipo de material.

O mesmo acontece com as garrafas PET, justamente porque a limpeza desses itens são um pouco mais difíceis por causa do bocal pequeno.

Além disso, sejamos conscientes: os potes de sorvete para armazenar comida também possuem data de validade e de usabilidade, ou seja, a liberação de substâncias tóxicas pode acontecer por conta da deterioração do próprio material.

Bisfenol A (BPA)

Você já deve ter visto por aí etiquetas em potes que dizem “livre de BPA”, né?

potes de plástico coloridos

O BPA, ou Bisfenol A, é o composto existente em produtos plásticos que pode ser nocivo ao ser humano. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), a forma química desse composto é instável, isto é, ao entrar em contato com algum alimento, ele pode se soltar e contaminá-lo.

Isso acontece, em especial, se a comida ainda estiver quente.

Segundo a OMS, tal composto em produtos plásticos não é liberado em níveis preocupantes, contudo em longo prazo é necessário atenção.

Por isso, o consumo de alimentos com BPA pode causar alguns prejuízos, como problemas gastrointestinais, diminuição na produção de espermatozoides e favorecer o desenvolvimento de câncer no intestino e no estômago.

Estudos sugerem também que o BPA pode machucar o fígado, provocando alterações hepáticas negativas.

Para a Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, o BPA, ao entrar em contato com o organismo, ainda mais durante a vida intrauterina, pode afetar o sistema endócrino.

Logo, essa substância aumenta ou diminui a ação de hormônios que são naturalmente produzidos pelo corpo. Com isso, há danos como: infertilidade, endometriose e mudanças no desenvolvimento de órgãos sexuais internos.

Como substituir o pote de sorvete?

pessoa armazenando comida em freezer em potes

Enfim, tendo em mente esses perigos, a recomendação é que você não use mais pote de sorvete para guardar feijão – e outros alimentos. O mesmo vale para todos os tipos de potes e vasilhames de plástico (como as garrafas PET que comentamos antes).

Inclusive, as latas de conserva, como de milho e ervilha, por exemplo, também possuem o Bisfenol A! Se for armazenar as sobras desses alimentos, procure colocá-las dentro de potes com tampa, pois assim você evita a perda de sabor e contaminação (tanto do ambiente quanto pelo metal).

Sempre que possível, confira o rótulo das embalagens para identificar se há a presença dessa substância. Hoje em dia, você pode encontrar versões de potes de plásticos livres de BPA.

Porém, para não correr riscos, recomendamos que você sempre utilize potes de vidro em sua cozinha

Tais opções são feitas de material atóxico, não oferecendo reações aos alimentos. Ainda, o vidro não acumula resíduos e não mancha por causa dos condimentos.

Entre outros benefícios dos potes de vidro destacamos que, por serem feitos de um material neutro, eles não alteram o sabor da comida e muito menos geram odor ou cor aos alimentos. Portanto, ajudam a preservá-los de um modo perfeito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário