Início » Pets » Reforço positivo com petiscos: veja dicas para educar o seu cão do JEITO CERTO

Reforço positivo com petiscos: veja dicas para educar o seu cão do JEITO CERTO

Veja, aqui, como o reforço positivo com petiscos ajuda a educar seu cão e confira dicas para adotá-lo com seu pet

A técnica de reforço positivo com petiscos é uma das principais formas de educar seu cachorro do jeito certo, garantindo que aprenda determinados comportamentos com maior precisão e rapidez.

Mas você sabe o que é o reforço positivo com petiscos? A seguir, damos detalhes sobre essa técnica. Entenda como funciona e saiba como adotá-la na educação de seu cão!

O que é o reforço positivo com petiscos?

Reforço positivo com petiscos: veja dicas para educar o seu cão do JEITO CERTO

Trata-se de uma técnica de adestramento de cães que recompensa os pets por demonstrar determinados comportamentos desejados. Sabe quando você pede para seu cachorro dar a pata, ele dá e você passa um petisco para ele? Essa é uma técnica de reforço positivo de adestramento.

Ela é muito comum e funciona também com gatos. O reforço positivo é o contrário do reforço negativo. No primeiro, acrescenta-se algo que o cachorro gosta (petisco) para enfatizar um comportamento correto. Já no segundo, não se estimula o pet quando ele não se comporta como desejado.

Tanto o reforço positivo como o negativo são técnicas usadas por adestradores profissionais para educar pets a agirem da forma desejada dentro e fora de casa.

Como adotar o reforço positivo com petiscos?

cachorro dando a pata

Existem diferentes momentos que você pode adotar o reforço positivo com petiscos. A seguir, indicamos alguns dos principais que ajudarão a condicionar comportamentos que você deseja:

Para que o cão aprenda a fazer xixi no lugar certo

Ensine seu cachorro a fazer xixi no lugar certo, no canto que você destinou a ele em seu lar. De maneira geral, o cachorro tende a “ir ao banheiro” após brincar intensamente, após ingerir água ou após refeições.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Você pode notar que ele está com vontade de fazer xixi se o animal começar a ficar inquieto, procurando um lugar adequado. Quando você identificar esses sinais, leve-o até o tapete higiênico. Assim que ele fizer o xixi nele, recompense seu pet com um petisco.

O ideal é que mantenha esse ritual, sempre buscando identificar quando o animal quer fazer xixi. Com o tempo, ele vai entender que aquele é o lugar adequado e vai começar a utilizá-lo sozinho.

Para que o cachorro aprenda a não latir para desconhecidos

Tente acalmar o cão quando ele começar a latir para desconhecidos, estando por perto ou fazendo um carinho no animal. Quando ele parar de latir, dê um petisco ao cão, para entender que esse é o comportamento adequado e pare de latir para desconhecidos.

Veja também:
Como ter um animal de estimação em um espaço pequeno?

Para fazer seu cão ser mais obediente

Um cachorro obediente traz vantagens, pois ajuda a controlar o estresse e ansiedade do animal com maior facilidade. Além disso, tem-se um maior vínculo afetivo entre o cão e o tutor.

Mas como conseguir isso? Você pode começar dando comandos simples para pet, como para que se sente ou que dê a pata. É preciso ter paciência, pois o cachorro não faz o gesto ou tem o comportamento esperado rapidamente.

Quando ele finalmente tiver a atitude esperada, retribua com palavras carinhosas e com o petisco como recompensa. Assim, ele entenderá que aquela atitude é positiva e passará a repeti-la com maior facilidade.

Dicas extras que vão te ajudar

cachorro com biscoito em cima de seu focinho

No começo, pode ser desanimador tentar fazer seu pet ter um determinado comportamento. No entanto, existem dicas extras que te ajudam nesse processo, como as que listamos a seguir:

A repetição é o segredo do sucesso

Quando se repete um comando e gesto, há uma maior possibilidade de o cachorro gravá-lo e entendê-lo. Portanto, repita constantemente o comando e o gesto, inclusive quando o animal fizer o que você deseja.

As sessões de repetições devem ser curtas, com 10 minutos diários no máximo, para evitar que seu cachorro se canse. Vale lembrar que o tempo de aprendizado do animal varia, portanto, pode ser que ele demore um pouco para fazer o que você deseja.

Tenha paciência

Nem sempre o cachorro tem um comportamento de primeira. Logo, você deve ter paciência e adotar uma rotina de adestramento com reforço por petisco. Separe alguns minutos de seu dia para treinar seu cão.

Quando ele finalmente tiver o comportamento que você deseja, o ideal é que ainda mantenha a rotina de adestramento por alguns dias. Assim, o cachorro aprende definitivamente o que é esperado dele, sobretudo quando seu tutor dá comandos específicos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

    Comentários fechados

    Os comentários desse post foram encerrados.