Início » Decorando » Uso de soleiras: necessário ou dispensável?

Uso de soleiras: necessário ou dispensável?

Ao projetar ou renovar espaços internos, muitos detalhes precisam ser considerados para garantir a boa funcionalidade e estética do ambiente.

Entre esses detalhes está a soleira, muitas vezes utilizada apenas por costume dos projetistas ou executores, onde o morador pode nem compreender de fato por qual necessidade aquele elemento está sendo utilizado.

Vamos explorar os casos em que esse elemento é comumente utilizado e compreender se ele é essencial ou pode ser dispensado.

O que é soleira?

As soleiras são elementos de transição de piso, que podem ser utilizadas quando há mudança de material, transição entre cômodos, desnível entre dois cômodos ou na passagem entre a área externa e interna.

Tradicionalmente, elas foram utilizadas para delimitar áreas, prevenir danos aos revestimentos e facilitar a passagem suave entre espaços com alturas ou materiais de piso diferentes.

No entanto, com o avanço das técnicas de construção e design, é questionável se as soleiras ainda desempenham um papel fundamental ou se são simplesmente um elemento estético supérfluo.

soleira de marmore entre pisos

Em minha opinião profissional, utilizar este elemento como transição entre pisos é ultrapassado, e atualmente há apenas um caso em que considero importante utilizá-lo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Vamos entender melhor os casos em que comumente são aplicados e qual opção acredito que seria a mais indicada.

Transição entre cômodos

Muito comum em edificações mais antigas, a soleira para transição entre cômodos era muito utilizada.

soleira entre dois ambientes

O principal motivo deste uso era para facilitar a paginação do piso em cada ambiente, reduzindo a necessidade de recortes (dependendo do caso). Veja este exemplo em um de meus projetos:

planta de paginaçao de piso

Quando utilizamos soleira, precisamos reiniciar a paginação do piso. Veja a indicação com setas do início do assentamento. Mas a realidade é que não é necessário. Podemos simplesmente seguir com o recorte do piso para dentro do próximo ambiente normalmente.

paginaçao piso porcelanato

Para mim, utilizar soleira neste tipo de transição é um custo extra desnecessário, e que inclusive ficará pior esteticamente.

Transição entre pisos

A soleira também é comumente utilizada quando há transição entre diferentes pisos em um mesmo cômodo.

Muitos acreditam que desta forma o acabamento visual será melhor, porém, acredito que neste caso a soleira acaba se tornando uma quebra visual.

transiçao entre piso cozinha e sala

Quando integramos ambientes, buscamos que essa integração aconteça de forma total, e que a transição ocorra de forma suave.

É muito mais interessante quando simplesmente fazemos esta transferência como ela é de fato: a união entre dois pisos diferentes e ponto.

transiçao entre piso cozinha e sala

Uma forma de tornar esta transição mais leve é com o uso de ladrilhos. Podemos brincar com a paginação criando a sensação de que os ladrilhos estão se soltando aos poucos, até que a mudança de piso esteja completa.

transiçao piso hexagonal

Transição entre cômodos com diferentes níveis

Aqui a soleira começa a fazer um pouco mais de sentido, mas também pode ser dispensada. É muito comum termos diferença de nível entre o piso do banheiro e do restante da residência, e este desnível precisa realmente de algum tipo de acabamento.

Porém, acredito que existam formas mais discretas de fazer esta transição, como o baguete de granito ou mármore, ou então um perfil de transição.

Busque sempre escolher este acabamento com um tom mais próximo do piso, para que essa transição fique mais discreta.

piso banheiro com baguete perfil de aluminio de transiçao de piso

Transição entre área externa e interna

Este é o caso em que realmente acho o uso da soleira importante – mas não obrigatório, pois podemos também utilizar outros tipos de acabamento.

Normalmente é feito um desnível entre a área externa e interna, para proteger o piso da chuva. E considerando que haverá a incidência de chuva nesta área, é importante que o acabamento do piso interno seja resistente. Caso contrário, ele será danificado com facilidade.

porta de entrada com soleira

Mas nada impede que o mesmo piso da área interna siga para a área externa. Só precisará ser prevista proteção e desnível adequado para que a água não corra para dentro da residência.

mesmo piso area interna e externa

Em resumo, o uso das soleiras pode ser dispensado na maioria dos casos.

Quando é possível evitar o uso de um acabamento de transição, melhor. Caso contrário, existem opções mais discretas no mercado, como o baguete ou o perfil de transição. Evitar elementos que causam a quebra de um material torna o design mais integrado e atrativo, agregando muito na estética da sua casa.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 3.7 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Arquiteta formada pela UTFPR e Mestre em Engenharia da Construção Civil pela UFPR na área de sustentabilidade. Acredito que a arquitetura tem o poder de influenciar a vida das pessoas, e se tratada com cuidado e empatia, pode transformar o modo como você se relaciona com o seu lar, gerando uma sensação única de pertencimento e bem-estar."Arquitetura não é sobre ver, é sobre sentir."

Deixe seu comentário