Alisso ou flor-de-mel – Características, Decoração e Cultivo!

Alisso, conhecida também como flor-de-mel, é uma herbácea nativa do continente europeu, principalmente das nações que estão situadas próximas ao Mar Mediterrâneo.

Essa é uma opção de planta bastante popular para jardins por ser delicada e bem bonita. Seu aroma é semelhante ao mel (por isso o nome) e atrai tanto adultos quanto crianças para perto dela.

Conheça os principais aspectos dessa interessante planta e como cultivá-la na sua decoração de ambientes internos ou externos!

[VEJA TAMBÉM: NARCISO]

alisso branco

Características do alisso

O alisso se destaca por seu tamanho – é porte pequeno, atingindo no máximo 20 centímetros e diâmetro de 40 centímetros.

alisso rosa

De ciclo anual, essa planta tem um caule macio que não facilita crescimentos secundários, ou seja, o alisso irá nascer, crescer, se reproduzir e morrer dentro de um período de um ano.

Por isso, é considerada uma planta anual porque a partir do seu segundo ano, ela irá ficar cheia de galhos secos e desorganizados que irão se quebrar ao simples toque.

O caule é sutilmente lenhoso, composto por folhas estreitas e lanceoladas (em forma de lança) que podem ter coloração esbranquiçada. Além disso, as folhas são cobertas por pelos brancos e são de persistência permanente.

[VEJA TAMBÉM: AGAPANTO]

Suas inflorescências garantem uma produção vasta de flores, fazendo com que elas formem cachos redondos (parecidos com buquês mesmo).

As flores são bem pequenas, com cerca de 4 pétalas cada uma. Além do perfume agradável e doce que lembra o mel, elas podem ser encontradas principalmente na coloração branca, mas você também poderá compor sua decoração com os tons de rosa, roxo, lavanda, rosa claro e laranja.

alisso violeta

Os climas favoritos do alisso são o mediterrâneo, tropical, subtropical e temperado. O florescimento do alisso acontece na primavera e no verão. Algumas variedades podem florescer inclusive no outono.

Por curiosidade, a beleza do alisso é tanta que um nome bem sugestivo na língua inglesa para essa planta é carpet-of-snow, que significa “tapete-de-neve”, em especial fazendo referência a sua variedade branca.

[VEJA TAMBÉM: BASTÃO DO IMPERADOR]

Decoração e cultivo de alisso

alisso branco em jardim

Por preferir um local que tenha tanto meia-sombra quanto sol pleno, o alisso é uma espécie de planta perfeita para jardineiras (combinando-a com outras flores ou mesmo de forma isolada), assim como em canteiros, bordaduras, maciços e em vasos.

Na realidade, o principal uso do alisso é em forração, ainda mais na sua variedade branca.

Em vasos suspensos, o alisso cria um efeito incrível, pois os caules, conforme forem crescendo, acabam pendendo pelas bordas do vaso, criando uma espécie de cascata de flores.

[VEJA TAMBÉM: AVE-DO-PARAÍSO]

alissos brancos em vaso

Nas bordaduras e maciços, o alisso promove um ar mais campestre ao jardim!

De toda forma, preze por um solo misto de terra de jardim e terra vegetal, respeitando a luminosidade necessária para o desenvolvimento e crescimento da planta.

Quando o clima for frio, tenha certeza de que o alisso irá ter pelo menos 4 horas de sol direto. Por sorte, a planta é tolerante às geadas e ao inverno.

Lembre-se das regas regulares – nos dias quentes, a irrigação será duas vezes por semana, enquanto que no período de frio uma vez por semana já será suficiente.

[VEJA TAMBÉM: BEIJO-PINTADO]

A propagação do alisso acontece por divisão de touceiras e estacas de galhos, mas também pode ser feita através das sementes.

Você se encantou com o alisso? As fotos acima comprovam o charme que essa flor pode fornecer ao seu espaço! Siga as dicas de cultivo e comente conosco sua opinião.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply