Início » Pets » Raças de Cachorro - Tipos e Características » Conheça tudo sobre a querida raça poodle – como cuidar do meu cachorro

Conheça tudo sobre a querida raça poodle – como cuidar do meu cachorro

Donos de características singulares e uma pelagem encaracolada encantadora, os cães da raça poodle são um dos mais procurados e queridos do Brasil e do mundo. Com tantos animais dessa raça espalhados pelo mundo, com certeza você tem ou conhece alguém que tenha essa doçura de quatro patas.

Essa raça, que também é apontada como a segunda mais inteligente no ranking, divide os seus animais em quatro categorias: grande, média, anão e toy, ambas obedientes, fiéis, brincalhonas e muitos adoráveis. Conheça mais sobre esses queridos cachorros no texto abaixo:

História da raça

Você já imaginou como os cães da raça poodle surgiram? Bom, ainda que as histórias sejam muitas e as versões indiquem origens diferentes, a mais usada e encontrada é que as primeiras aparições aconteceram em regiões da Alemanha, quando o cruzamento entre raças de cães d’água portugueses, alemães, franceses e húngaros.

Entre as outras tantas possibilidades de origem, conta a história dessa raça de pelugem encaracolada que as versões menores, ou seja, as chamadas de poodle toy e poodle mini foram criadas para atender aos desejos da burguesia que morava em Paris por volta do ano de 1400.

Nesse período, de acordo com os registros, os cães menores eram cobiçados pelos que se aventuravam em caças de patos e trufas e gostavam sempre de ter uma companhia por perto, laço afetivo esse que deu início a uma bela história de amizade entre homem e animal de estimação naquela região.

Desde então, conforme ilustrado, pessoas dos mais diversos segmentos e com as mais diferentes ocupações, passaram a escolher os animais dessa raça como os seus protegidos, desde comerciantes, membros da nobreza até mesmo alguns ciganos, que viram nesses animais, personagens perfeitos para treinamento de números e apresentações circenses.

?Veja aqui como levar seu cachorro no Uber!

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

?Seu cachorro late demais? Veja aqui o que fazer para evitar esse hábito!

 Características principais

Ao contrário das primeiras versões, que traziam os cães da raça poodle em cores padrões, hoje, embora cores uniformes e sólidas sejam ainda as mais encontradas, existem uma lista mais extensa de possibilidades, a que conta com animais belíssimos e de tonalidades diferentes, como creme, cinza, marrom, vermelho e até azul.

Além das belas cores e pelugens, essa raça traz como fator característica a inteligente e a lealdade, conjunto que pode ser decisivo no momento da escolha entre raças. Esses cães, segundo os registro, são muito brincalhões também e fazem de tudo para agradar aqueles que enxergam como os seus tutores, o que facilita muito os processos de adestramento.

Considerados animais de fácil convivência e adaptação, esses animais, quando treinados, realizam atividades inacreditáveis e são vistos como cães calmos e protetores – isso mesmo! Os cães da raça são capazes de enfrentar desafios para proteger os que estão sempre ao seu redor.

Entretanto, como são animais com uma capacidade de inteligência considerada alta, é preciso ficar atento (a) ao que ensinar para esses animaizinhos, pois também aprendem com facilidade com maus hábitos, como pular quando visitas chegam, latir para estranhos e fazer xixi no local errado.

Cuidados indispensáveis

Quando um cão passa a ser membro da família, tudo o que as pessoas que convivem com ele desejam é encontrar opções para garantir o máximo de saúde, proteção e conforto para esse animal, afinal, essa combinação é o segredo de vida longa no mundo canino.

Diante disso, assim como todas as demais raças de cães, os poodles também exigem alguns cuidados, mas a boa notícia é que nenhum é difícil de ser seguido. Entre os mais indicados pelos veterinários e especialistas em animais, estão:

  •  a escovação regular e corte dos pelos, que por serem encaracolados e, na maioria das vezes, grossos, exigem essa prática para que a saúde dos fios estejam sempre visível;
  • o banho, no mínimo, duas vezes ao mês, comportamento numérico fundamental para a limpeza correta na área dos olhos e diminuição das manchas causadas pela lacrimação, assim como para a realização da higiene íntima do animal;
  • a escovação dos dentes, exercício que embora muitos tutores ainda não façam, é fundamental para evitar tártaro e outros problemas e doenças bucais que podem comprometer a saúde e o bem estar do seu animalzinho – para os poodles, o recomendado é a escovação, no mínimo, uma vez a cada 30 dias;
  • o corte regular das unhas, que devem ser aparadas e cortadas com cuidado e atenção, no mínimo, a cada 15 dias ou duas semanas, para diminuir a chance de machucar o animal e de quebrar também.

Viu só como são cuidados que não obrigam difíceis tarefas e manuseios? A raça de cães poodle é ótima para todas as idades e prometem momentos inesquecíveis ao lado dos com quem dividem os dias, vale a pena ter um!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário