Início » Jardinagem » O guia COMPLETO para cultivar um lírio-da-paz saudável em casa

O guia COMPLETO para cultivar um lírio-da-paz saudável em casa

Ter um lírio-da-paz em casa não é apenas sinônimo de beleza, mas também garantia de benefícios para a saúde! A própria NASA aponta essa planta como uma das espécies que podem proporcionar maravilhas ao ser humano!

Além disso, é fácil de cuidar e pode ser a planta inicial para quem ainda não é papai ou mamãe de verdinhas no lar!

Aproveite este guia para entender como fazer o cultivo correto do lírio-da-paz para que ele prospere e floresça cheio de saúde!

Escolha do lírio-da-paz

lírio-da-paz em mesa

Ao escolher o lírio-da-paz numa loja de jardinagem, por exemplo, é importante analisar alguns pontos importantes:

  • Se a plantinha tem folhas verdes brilhantes;
  • Se as folhas não têm manchas;
  • Evite comprar versões que estão com folhas amareladas ou murchas, pois isso indica problemas de saúde.

Ainda, certifique-se de que o vaso seja grande o suficiente para acomodar suas raízes em crescimento, mas claro: você pode fazer a troca de vaso facilmente após a compra de seu lírio-da-paz, optando justamente por um recipiente maior.

Localização ideal para a planta

vaso com lírio da paz perto de janela

O lírio-da-paz prefere luz indireta e ambientes com temperaturas amenas.

Por isso, evite expor seu lírio-da-paz diretamente à luz solar intensa, já que isso pode danificar suas folhas sensíveis.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Uma boa dica é colocá-lo perto de uma janela, onde ele receberá luz brilhante, mas filtrada.

No entanto, saiba que mesmo se você não tiver uma área com luz suficiente para sua verdinha, não se preocupe! O lírio-da-paz também pode prosperar em condições de luz mais baixa, tornando-o perfeito para ambientes internos.

Como regar o lírio-da-paz?

lírio-da-paz em vasos

Quando se trata de regar seu lírio-da-paz, é fundamental encontrar o equilíbrio certo. Essas plantas preferem solos levemente úmidos, mas não encharcados.

Deixe a camada superior do solo secar antes de regar novamente. Uma sugestão é verificar a umidade do solo com o dedo ou um medidor de umidade (você pode comprar um que é super baratinho).

Procure drenar o excesso de água que se acumula no prato do vaso para evitar o apodrecimento das raízes.

Inclusive, tenha em mente que o lírio-da-paz é mais tolerante à falta de água do que ao excesso, portanto, é melhor errar um pouco para o lado da seca.

É preciso adubar seu lírio-da-paz?

lírio-da-paz em local iluminado

Se possível, sim! A fertilização regular ajuda a planta a crescer de forma exuberante e ainda mais saudável.

Para isso, use um fertilizante balanceado e solúvel em água, seguindo as instruções do fabricante. Durante a primavera e o verão, quando a planta está em seu período de crescimento mais ativo, fertilize-a a cada duas semanas.

Por outro lado, durante o outono e o inverno, reduza a frequência para uma vez por mês.

É preciso regar a planta antes de aplicar o fertilizante para evitar que as raízes sejam queimadas. Recomenda-se ainda diluir o fertilizante pela metade da dose recomendada para evitar o excesso de nutrientes (que pode ser prejudicial).

Veja também:
Por que o lírio-da-paz está ficando com as flores verdes?

Cuidado com pragas e doenças

lírio da paz em quarto

Qualquer planta está sujeita a sofrer com pragas e doenças. O lírio-da-paz pode acabar sendo o alvo de ácaros, cochonilhas e pulgões!

Logo, se você notar sinais de infestação, como manchas nas folhas, teias de aranha ou insetos visíveis, é importante agir rapidamente.

Faça uso de um sabão inseticida diluído em água e aplique-o nas áreas afetadas da planta. Certifique-se de seguir as instruções do produto e repita o tratamento conforme necessário.

Outra ação necessária é não deixar seu lírio-da-paz próximo a outras plantas infestadas para evitar a propagação de pragas.

Quando fazer a troca de vaso?

lírio da paz no banheiro

Como comentamos, pode ser que você veja a necessidade de trocar o lírio-da-paz de vaso para que ele tenha mais espaço para crescer e sem que suas raízes fiquem sufocadas.

Nesse caso, saiba que o melhor momento para isso é na primavera, quando a planta está entrando em seu período de crescimento

Escolha um vaso maior do que o atual e garanta um solo bem drenado. Após essa troca, regue a planta para ajudá-la a se estabelecer.

Cada lírio-da-paz prospera conforme seu próprio ritmo, então seja paciente com ele.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.