Decoração com Caixotes – Recicle Caixas de Feira para Decorar Ambientes

Decorar é uma tarefa que demanda um gasto elevado, mas saiba que há uma maneira simples de montar espaços lindos e funcionais sem gastar muito: é só investir no caixote!

Sim, o caixote de feira é o seu melhor amigo na hora de decorar. Isso é porque é um item versátil, que pode desempenhar diferentes papéis nos ambientes, exercendo a função de um móvel tradicional.

Mas, como usar o caixote na decoração? Para solucionar essa e outras dúvidas sobre o tema, preparamos um guia com dicas para inserir essa peça nos ambientes, criando espaços originais, bonitos e funcionais sem estourar seu orçamento.

Vantagens

decorar caixote

Veja abaixo uma lista com as principais vantagens de reciclar as caixas de feiras e utilizá-los para criar uma decoração com caixote:

  • O caixote assume o papel de móveis tradicionais, como armários e mesas, porém com mais estilo e originalidade;
  • Decoração de forma econômica, porque o caixote tem preço mais acessível do que móveis tradicionais;
  • Possibilidade de personalização/customização da decoração, tornando o ambiente mais criativo sem gastar muito;
  • Decoração sustentável e ecologicamente correta, utilizando um material que seria descartado no meio ambiente.

Qual caixote escolher?

caixas feiras decoração

Convencido das vantagens do caixote na decoração, quer investir nesse método, mas não sabe qual caixote escolher? Então, ajuda saber que há duas formas de conseguir esse item: comprando em lojas especializadas ou diretamente de comerciantes.

No primeiro caso, há lojas que vendem os caixotes crus, em sua forma natural, versão com preço mais em conta. Se preferir, também é possível encontrar a alternativa já customizada, porém essa tem o preço um pouco mais elevado.

Outra opção disponível é comprar caixotes usados. É possível comprar o caixote junto a comerciantes, opção com preço baixo, mas é preciso ter alguns cuidados, para escolher o melhor, isto é, que esteja em bom estado.

Como escolher e preparar caixotes para decoração:

  • Atente ao estado do caixote. Se ele estiver com manchas de mofo ou marcas difíceis de serem removidas, deixe-o de lado. Prefira os que têm madeira mais resistente, nova e clara, além de menos manchas;
  • Se preferir um caixote com uma cara de reutilizado e mais antigo, pode-se optar pelas cores mais escuras também. Porém, verifique se ele está em um bom estado e é bastante resistente;
  • Lixe a madeira do caixote, o que ajudará a deixá-lo com a superfície lisa e sem farpas, que podem machucar as mãos. Esse cuidado é essencial para casas com animais de estimação e crianças, por exemplo;
  • Passe uma camada de verniz sobre o caixote, para aumentar sua durabilidade e proteção contra umidade e demais agentes nocivos. Depois da secagem, o caixote estará pronto para uso;
  • Quer pintar o caixote? Então, ignore a etapa do verniz e passe um primer sobre a peça. Espere secar e aplique a tinta;
  • Também é possível revestir o caixote com adesivos e tecidos, caso queira uma customização mais prática.

Como fazer uma decoração com caixotes

A decoração com caixote é fácil de ser feita, basta abusar e usar da sua criatividade e imaginação. Entre as principais formas de inserir essa peça nos ambientes, destaque para:

Substituição de móveis tradicionais pelo caixote

caixotes para decorar

O caixote pode assumir o papel das mesas de centro ou laterais numa sala de estar, bem como de pufes, revisteiros e organizador de ambientes, guardando objetos utilizados na área ou brinquedos de crianças.

Se for investir no caixote como mesa, procure um com altura suficiente para não comprometer a funcionalidade do ambiente. No caso da peça como pufe, a madeira deve ser reforçada.

Montagem de composições com caixotes

Que tal trocar o armário tradicional de cozinha ou banheiro por uma composição de caixotes? Isso é possível, basta empilhar diversas peças, construindo um móvel único e personalizado.

No entanto, é importante ter um cuidado essencial, prender todos os caixotes junto à parede e entre si, para evitar que todas as peças caiam facilmente e essa situação provoque um acidente doméstico.

Troca de nicho e prateleiras

Por conta de seu formato e espaço interno, o caixote pode assumir o papel de nichos de parede e prateleiras, podendo ser instalado no quarto, sala, escritório, cozinha, lavanderia ou banheiros.

Nestes casos, o caixote serve tanto para apoiar objetos decorativos (vasos, flores, bibelôs, esculturas e porta-retratos), como para organizar o ambiente, evitando que produtos ou livros fiquem dispersos pela área.

Em ambos os casos, a peça pode ser instalada suspensa na parede ou mantida apoiada no piso, sobre um tapete, o que ajudará a evitar riscos no revestimento, mantendo sua beleza por mais tempo.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply