Início » Decorando » Varanda pequena: 6 dicas de DESIGNERS para EMBELEZAR esse espaço

Varanda pequena: 6 dicas de DESIGNERS para EMBELEZAR esse espaço

Mesmo sua varanda pequena merece ser bem aproveitada, afinal, nada melhor do que chegar em casa após um longo dia de trabalho e relaxar nesse espaço importante.

Seja no verão, seja no inferno, a varanda precisa seguir alguns pontos para ter esse ambiente aconchegante e seguro. Por isso, siga as dicas de especialistas para alcançar esse objetivo de um jeito fácil e prático!

Você vai gostar: Como criar um jardim na varanda pequena? Estes passos te ajudam 

Escolha assentos bonitos e confortáveis

varanda pequena com assentos embutidos e mesa dobrável

Morando sozinho ou não, uma varanda pequena não é uma varanda sem assentos de qualidade para passar um tempo relaxando e conversando.

Assim, é ideal optar por cadeiras confortáveis, versões suspensas ou o que for mais apropriado para ela. Há uma ampla variedade para varandas que estão ao ar livre ou não, então não será difícil encontrar uma peça para você.

Ao selecionar o tipo de assento ideal para sua varanda pequena, pense em como você pretende usar esse ambiente. Quer ficar lendo? Aposte numa cadeira suspensa. Quer um local para dividir com a família e fazer jantares? Assentos embutidos ou um conjunto de cadeiras externas com uma pequena mesa são opções mais práticas.

Coloque plantas

vasos de plantas pendurados em varanda

Não se preocupe: sua varanda pequena não virará um jardim (exceto se você quiser, claro). Ao invés disso, inclua plantas de baixa manutenção, como a samambaia e a jiboia, por exemplo, para que elas adicionem cor ao espaço e o deixem ainda mais exuberante.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Caso você tenha receio de cuidar das plantinhas, é possível usar plantas artificiais – encontre alternativas bastante realistas nas lojas e que ainda contam com preços acessíveis.

De toda forma, reais ou não, as plantas dão um charme extra à varanda.

Inclua um tapete

varanda pequena com vários vasos de plantas

Engana-se quem pensa que tapetes são apenas para cômodos internos!

O espaço da varanda pequena, mesmo se estiver ao ar livre, pode receber um tapete com padrões ousados, mas lembre-se: ele precisa ser de um tecido resistente às intempéries.

Se quiser, você pode criar uma sobreposição de tapetes para dar um apelo visual maior ao local. Uma dica é que esse ambiente pequeno pode parecer maior se você colocar as pontas dos móveis na borda do tapete.

Veja também:
Como fazer sobreposição de tapetes do jeito certo?

Foque em móveis úteis

móveis em varanda pequena

Seja cuidadoso e nunca deixe a varanda pequena desorganizada.

Quanto à decoração, considere incorporar peças que atendam a várias funções, como, por exemplo, uma cesta decorativa que pode ser usada para guardar almofadas ou cobertores quando eles não estiverem mais em uso.

Outro móvel interessante é um banco com armazenamento interno – que tal guardar suas ferramentas de jardinagem aí?

Além disso, os pufes são uns queridinhos pela resistência e conforto como assento extra, apoio para pés ou mesmo servem como uma mesa lateral se você colocar uma bandeja para alimentos e bebidas.

Brinque com escalas e texturas

varanda pequena decorada com tons neutros

Não quer dizer que a varanda tem uma metragem menor que você não pode se divertir com móveis ou peças diferenciadas.

Dependendo da escolha, peças de decoração maiores podem realmente fazer uma varanda pequena parecer ainda mais espaçosa. Você pode equilibrar seu sofá grande com um tapete também de tamanho considerável.

Porém, após definir essas peças principais, adicione profundidade e interesse à decoração por meio de acessórios com texturas. Vime e rattan são duas alternativas muito bacanas.

Valorize a iluminação do local

varanda pequena toda decorada

Por fim, para desfrutar de sua varanda pequena em qualquer hora do dia, é necessário trabalhar com várias fontes de iluminação.

Nesse caso, iluminar uma varanda significa deixar o ambiente ainda mais acolhedor e convidativo. Alguns exemplos que você pode gostar são os fios de luzes, lanternas decorativas ou mesmo velas.

Quer ser mais sustentável? Opte por alternativas movidas a energia solar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

    Comentários fechados

    Os comentários desse post foram encerrados.