O que você PRECISA saber sobre o piso de linóleo; veja ISTO antes de investir

Descubra tudo o que você precisa saber sobre o piso linóleo e conheça detalhes sobre esse revestimento antes de investir nele!

O piso linóleo é uma das alternativas para quem busca revestimento para ambientes internos. Trata-se de uma opção atual, que colabora positivamente com a decoração da casa.

Ainda não conhece o piso linóleo? Então, continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber sobre essa alternativa de revestimento!

O que é piso linóleo?

O que você PRECISA saber sobre o piso de linóleo; veja ISTO antes de investir

Trata-se de um piso feito com revestimento impermeável, com efeito emborrachado. Seu principal componente é o óleo de linhaça, que é misturado com materiais como a pedra moída.

Na prática, isso significa que é composto por materiais naturais e biodegradáveis, sendo uma alternativa mais sustentável para seu lar. Tudo isso sem deixar a funcionalidade e beleza de lado.

Há uma grande variedade de piso linóleo, principalmente no que se refere à gama de cores e texturas. É uma opção super-resistente a danos, podendo ser utilizada em área doméstica e com grande circulação de pessoas.

Principais características do piso linóleo

piso de linóleo em sala
  • Alta resistência a danos, portanto, pode ser instalado em áreas de uso frequente, mantendo sua beleza por muito mais tempo;
  • Manutenção simples, sem exigir a adoção de grandes reformas ou gastos elevados para reparos;
  • Piso impermeável, portanto, não absorve a água. Como resultado, é possível reduzir consideravelmente a possibilidade de manchas ou de mofo no revestimento;
  • Instalação ágil, pois o material está disponível em placas, réguas ou mantas assentadas com cola. Também há alternativas de encaixe tipo macho / fêmea;
  • Boa variedade de espessura, com opções que variam de 1,5 a 5 milímetros, dependendo do fabricante;
  • Revestimento antiderrapante, portanto, mais seguro contra quedas.

Quais são as vantagens do piso linóleo?

piso de linóleo em cozinha

Esse tipo de piso apresenta algumas vantagens especiais que justificam o investimento nele. A seguir, indicamos quais são as principais:

Alta resistência a danos

O piso linóleo se destaca por ter alta resistência a danos, principalmente os provocados por impactos (queda de objetos) ou arranhões. Por isso, é uma excelente alternativa para áreas de uso intenso ou com grande fluxo de pessoas.

Esse tipo de piso não sofre manchas com facilidade, é resistente ao fogo e tem ação antibacteriana. Logo, é uma alternativa repleta de benefícios!

Cor única

O revestimento tem a mesma cor em todas as suas camadas. Por isso, caso sofra algum dano, como um risco mais forte, ele passa quase que imperceptível, pois não há alteração da cor.

Facilidade de manutenção

O revestimento linóleo também chama a atenção por ter manutenção fácil. Seu reparo é feito de maneira simples, sem precisar de grandes reformas. Além disso, sua limpeza é rápida, somente com retirada do pó e uso de pano úmido.

Um detalhe importante: o piso tem efeito antiestático e é capaz de repelir o pó, que atrai ácaros. Essa característica faz com que seja uma excelente alternativa para pessoas alérgicas e para uso no quarto infantil.

Variedade de cor, textura e design

Há uma grande variedade de cor, textura e design, o que possibilita utilizar diferentes tonalidades, estampas e acabamentos no piso. Inclusive, existe piso linóleo que imita madeira e pedra, garantindo um efeito bonito à decoração.

Sustentabilidade

O piso é sustentável, ecologicamente correto e biodegradável. Logo, é perfeito para projetos de construção e decoração que seguem esses conceitos, sem deixar a funcionalidade e beleza de lado.

Preço competitivo

Em comparação a outros revestimentos para sala e quarto, o piso linóleo apresenta preço competitivo, valendo muito a pena o investimento. É mais barato do que algumas pedras naturais, por exemplo.

Onde instalar o piso linóleo?

piso de linóleo em banheiro

O piso é bastante versátil, tanto que dá para instalá-lo na sala, quarto e cozinha, por exemplo. Para garantir uma instalação perfeita, o contrapiso precisa estar em ótimo estado, ou seja, seco, limpo, firme, nivelado e com baixa porosidade.

Sobre o local de instalação será aplicada uma camada de massa niveladora, que é feita com cimento e cola PVA. Então, é possível instalar o revestimento de maneira adequada.

Dá para instalar o piso linóleo sobre revestimentos preexistentes, como os cerâmicos, porcelanato e cimento queimado. No entanto, não se indica sua colocação sobre pisos de madeira, carpetes e laminados.

Caso faça a aplicação sobre um revestimento preexistente, é importante mencionar que isso levará à sua inutilização, pois a cola utilizada para aplicação do piso linóleo é muito difícil de remover.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário