Início » Organizando » 7 dicas de limpeza para quem tem alergias: saiba como limpar sem sofrimentos e respirar melhor em sua casa

7 dicas de limpeza para quem tem alergias: saiba como limpar sem sofrimentos e respirar melhor em sua casa

Pessoas que sofrem com alergias sabem o quanto é ruim limpar a casa, afinal nesse espaço existem inúmeros alérgenos. 

Os alérgenos, no caso, são qualquer substância que cause uma reação alérgica, como é o caso de ácaros, pelos de animais, poeira, alimentos, medicamentos, insetos, pólen, etc.

Uma dica para uma limpeza regular de seu lar é usar uma máscara de proteção, além de ferramentas e produtos de limpeza adequados para capturar esses alérgenos e evitar a exposição a produtos químicos que possam causar reações alérgicas.

Confira aqui outras dicas essenciais para você limpar sua casa de maneira eficiente e sem sofrer.

Comece pelo quarto

homem limpando quarto

O seu quarto precisa de cuidados extras na hora da limpeza para prevenir suas alergias e crises relacionadas.

Não deixe de ler:
Como fazer seu quarto parecer maior?

Faça uma limpeza semanal, onde, de preferência, você comece pelo topo e vá descendo para que a poeira e os alérgenos caiam no chão. Limpe o chão com um esfregão úmido ou aspirador.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Não esqueça de limpar os objetos, como ventilador de teto, luminárias, persianas e cortinas. Cantos e embaixo dos móveis e da cama também são áreas que precisam ser higienizadas.

Troque as roupas de cama com frequência

mulher ajeitando a cama

Você sabia que as roupas de cama são um local propício para ácaros, pelos de animais, pele morta e poeira em geral?

Pois é. Por isso, o mais indicado é que você troque as roupas semanalmente e limpe o colchão sempre que possível para não sofrer muito com as alergias.

Ao lavar os lençóis, fronhas e cobertores, procure usar água quente para remover os alérgenos. Deixe secar no sol, mas cuidado ao deixar no ar livre se você reside em uma área onde pode haver muito pólen.

Aspire as áreas de estar a cada dois dias (e limpe toda semana)

limpeza da casa

Assim como o quarto, as áreas de estar, como a sala, por exemplo, também precisam de limpeza semanal para ajudar em suas alergias.

Limpe os objetos primeiro, não esquecendo peitoris das janelas, mantas e qualquer superfície horizontal que pode acumular poeira e outros alérgenos.

Para móveis de madeira e estofados, use o aspirador de pó. Lave os tapetes e também use o aspirador de pó (se possível, faça essa tarefa todos os dias). Esfregue os pisos de superfície dura.

Evite mofo e bolor no banheiro

limpeza do banheiro

Prevenir mofo e bolor é fundamental para evitar problemas com alergias. Além disso, se você não ficar de olho na umidade do banheiro, o mofo pode se desenvolver e fazer com que os esporos circulem pela casa.

Portanto, limpe as paredes e pisos do banheiro com um pano de microfibra toda vez que tomar banho.

Deixe a porta aberta do banheiro quando sair para permitir que o ambiente seja arejado adequadamente. 

Ainda, a cortina do chuveiro (ou o box) também deve ser deixada aberta para ajudar a área a secar de maneira mais rápida.

Livre-se do mofo

mofo no banheiro

Se o mofo já existe, então é hora de se livrar dele pelo bem de suas alergias.

Para remover, faça uma solução de três partes de água com uma parte de alvejante. Coloque luvas de borracha e deixe a área bem ventilada para fazer a limpeza – use uma escova dura para esfregar a área.

Espere por uns 15 minutos antes de esfregar e enxaguar. Como o alvejante por manchar a roupa, cuidado para não danificá-las.

Aliás, vale lembrar que infiltrações também podem contribuir para o aparecimento do mofo e do bolor.

Controle a umidade do ar

umidificador em janela

Controlar o excesso de umidade dos ambientes é essencial para evitar que fungos e ácaros surjam – e esses são os principais causadores de crises respiratórias. 

Para as pessoas que sofrem com alergias, é bom saber que tais microrganismos se proliferam ainda mais rápido quando estão em ambientes com nível de umidade variando entre 75% e 80%.

Com o uso de um desumidificador, a umidade permanecerá entre 50% e 60%, que são os níveis recomendados pela Organização Mundial da Saúde!

A utilização do desumidificador vale para qualquer lugar, então aproveite para colocá-lo em banheiros, salas de estar e até gavetas!

Mantenha os ambientes arejados

mulher em frente à janela aberta

Como os microrganismos preferem ambientes fechados, úmidos e com pouca luz, o jeito é melhorar esses pontos!

Dessa forma, procure, sempre que for possível, abrir as janelas e deixar o sol entrar, pois a iluminação natural auxilia na eliminação de grande parte dos ácaros.

Além disso, a circulação de ar previne o acúmulo de poeira e pó.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário