O uso da pedra São Tomé surpreende na decoração e deixa o lar mais bonito

Em busca de um revestimento perfeito? A pedra São Tomé é uma boa alternativa! Descubra esse material aqui!

A pedra São Tomé entrega um resultado incrível na decoração de seu lar, deixando-o muito mais bonito. Trata-se de um revestimento que tem esse nome por ser originário da cidade de São Tomé das Letras, em Minas Gerais.

Aqui, você confere detalhes sobre a pedra São Tomé e descobre como utilizá-la em seu imóvel. Acompanhe!

Quais são as principais características da pedra São Tomé?

O uso da pedra São Tomé surpreende na decoração e deixa o lar mais bonito

O revestimento possui resistência térmica e alta porosidade, com boa capacidade de absorção de água. Trata-se de uma pedra da família do quartzo e é considerada um quartzito. Na prática, isso significa que traz em sua composição arenito para formar grãos de quartzo.

Como é muito resistente a danos, o revestimento costuma ser indicado para uso em pisos e fachadas dos imóveis, bem como em paredes internas. Outra característica importante é que a pedra São Tomé é parecida a revestimentos antiderrapantes, dando maior segurança em áreas molhadas.

Tipos de pedra São Tomé

Há diferentes tipos do revestimento e eles são divididos de acordo com a tonalidade e formato da pedra. A seguir, indicamos quais são e como utilizá-los em seu imóvel:

Pedra São Tomé branca

Como é um revestimento natural, não está disponível em um branco puro, apresentando traços acinzentados ou beges. Mesmo assim, entrega um ar mais clássico e elegante para o ambiente.

É a dica perfeita para quem busca um revestimento versátil, que possa ser usado em qualquer área e combinado com qualquer decoração e cor. Em outras palavras, é a alternativa ideal se preferir um revestimento à prova de erros.

Pedra São Tomé branca

Pedra São Tomé rosa

Trata-se de uma das alternativas mais utilizadas no interior de casas. Sua tonalidade é um rosa mais claro e neutro, portanto, é fácil de combinar o revestimento com o restante da decoração.

Ao utilizá-lo no interior do ambiente, a dica é combinar a pedra São Tomé rosa com cores neutras ou semelhantes à do revestimento. Dessa forma, conseguirá harmonia visual na decoração.

Pedra São Tomé rosa

Pedra São Tomé amarela

Versão que possui uma tonalidade amarela mais próxima do bege. Por isso, é neutra e combina com decorações clássicas e rústicas. Pode ser usada no piso e em paredes, conquistando um resultado bonito.

Pedra São Tomé amarela

Pedra São Tomé em filetes

Alternativa que possui forma em palito, ou seja, fino e alongado. Esse formato é mais delicado e essa alternativa normalmente é indicada para revestir paredes, fachadas e lareiras. Inclusive, dá para usar esse tipo em fachadas com efeito 3D.

Pedra São Tomé em filetes

Pedra São Tomé quadrada e retangular

Revestimento com formato maior, o que facilita a instalação e garante um encaixe mais rápido e simétrico de peças. Seu uso é indicado para revestimento de pisos, garantindo projetos harmônicos e rápidos de serem executados.

Pedra São Tomé quadrada e retangular

Pedra São Tomé mosaico

Tipo de pedra que entrega um aspecto 3D à superfície. As pedras são cortadas em cubos pequenos e instaladas lado a lado, criando um mosaico. Devido a esse efeito 3D, seu uso é ideal como revestimento de parede.

Pedra São Tomé mosaico

Pedra São Tomé caco

Trata-se de uma pedra com corte irregular, com aparência mais rústica e natural. Por isso, seu uso é mais comum em decorações no estilo rústico, bem como em áreas externas, como em jardins, piscinas e áreas gourmet.

Pedra São Tomé caco

Onde usar o revestimento?

A pedra São Tomé se caracteriza por ser muito versátil e ter ampla aplicabilidade. Dá para usar o revestimento em ambientes internos, em salas, quartos, cozinhas e banheiros, seja no piso ou na parede. Neste último caso, normalmente é aplicado em somente uma parede, para não sobrecarregar a decoração.

pedra são tomé na decoração do banheiro

O revestimento também é uma ótima escolha para ambientes externos, como fachadas, áreas gourmet e jardins. É possível utilizá-lo em paredes e pisos, conquistando um resultado incrível.

Possui uma casa de campo ou veraneio? A pedra também é uma boa alternativa de revestimento para esses ambientes, garantindo um toque rústico e natural para a decoração.

Quanto custa a pedra São Tomé?

decoração com pedra são tomé

O preço do revestimento varia de acordo com diferentes fatores, como o tipo de corte e cor. De maneira geral, o valor é de R$ 50,00 a R$ 100,00 o metro quadrado.

Lembre-se que além do preço do revestimento também há o de aplicação, portanto, o custo final sempre será maior.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário