Piscina de vinil: 3 vantagens e 2 desvantagens; você vai se SURPREENDER

Conheça a piscina de vinil, quais são suas vantagens e desvantagens e saiba mais sobre essa alternativa antes de adotá-la.

A piscina de vinil é perfeita para aproveitar dias de calor com a família e amigos. Se tiver uma churrasqueira na área externa, dá para preparar um almoço gostoso em volta da piscina!

Existem vários tipos de piscina e o vinil é um deles. Ainda não conhece essa alternativa? Então, continue a leitura e saiba mais sobre a piscina de vinil, bem como quais são suas principais vantagens e desvantagens.

O que é piscina de vinil?

Piscina de vinil: 3 vantagens e 2 desvantagens; você vai se SURPREENDER

Trata-se de uma piscina semelhante à tradicional de alvenaria. A diferença está no revestimento de vinil que ela possui, detalhe que também é conhecido como bolsão de vinil.

O vinil entra na construção da piscina com a finalidade de estancar a água, mas de maneira mais econômica do que na versão de alvenaria. A piscina de vinil também se caracteriza por ser mais sólida e robusta, sem ter revestimento de azulejo.

Assim como a versão tradicional e clássica de alvenaria, a piscina de vinil deve ser construída por profissionais especializados. Dessa forma, garante-se a maior vida útil do local, além de evitar desperdícios de água e tornar o espaço mais seguro.

Vantagens da piscina de vinil

Piscina de vinil

A piscina de vinil se tornou uma das alternativas queridinhas em imóveis residenciais e há uma razão para isso: ela proporciona vantagens especiais. A seguir, você conhece quais são as três principais:

1. Economia

Uma das grandes vantagens da piscina de vinil é que se trata de um tipo mais econômico, seja na hora de construir ou da manutenção. Isso se deve ao fato de a estrutura não precisar ser tão reforçada como na piscina de alvenaria, o próprio vinil faz a sustentação da água.

Quando se usa um vinil de boa qualidade na piscina, você terá de trocá-lo a cada dez anos para garantir a sustentação da água. Como se trata de um material mais acessível, a manutenção costuma ser econômica.

Um detalhe importante: o prazo de dez anos para manutenção é uma estimativa e não uma regra. A durabilidade do material e sua manutenção depende da qualidade do vinil, se o pH da água está errado e se se faz uso incorreto do cloro. Nestes casos, reduz-se significativamente a vida útil do material, sendo preciso realizar a manutenção antes do esperado.

2. Facilidade de construção

É muito mais fácil construir uma piscina de vinil do que uma de alvenaria, pois ela possui uma estrutura mais simples. Além da preparação da área, também é importante contratar um caminhão pipa para encher a piscina.

O caminhão pipa possibilita um enchimento rápido, de modo a evitar rugas e bolhas de ar, conseguindo um melhor acabamento. Dessa forma, diminui-se a possibilidade de danos à estrutura e vinil.

3. Maior possibilidade de personalização

O vinil está disponível em ampla cartela de cores, bem como com estampas variadas. Na prática, isso oferece uma maior possibilidade de personalização da piscina, podendo ousar mais no acabamento.

Essa é uma alternativa para quem deseja construir piscinas que fujam do óbvio, conseguindo variar na cor e estampa do acabamento de forma simples e com baixo custo, combinando-o com a decoração do jardim.

Desvantagens da piscina de vinil

piscina de vinil

Embora tenha vantagens especiais, a piscina de vinil também possui duas desvantagens que devem ser consideradas ao fazer essa escolha. A seguir, você conhece quais são:

1. Maior fragilidade do material

O revestimento de vinil é frágil em comparação a outros materiais que são utilizados na piscina de alvenaria, por exemplo. É preciso ter um maior cuidado na aplicação e instalação para evitar rasgos que podem causar vazamentos.

Também é importante evitar o uso de objetos metálicos e pontiagudos na piscina, bem como brinquedos e quaisquer peças que podem danificar o vinil, acabando com a brincadeira.

Uma das formas de evitar problemas de furos, rasgos e vazamentos é utilizar vinil de qualidade e mais resistente a danos. O de qualidade inferior pode ser mais barato, mas dura muito menos. Portanto, não vale a pena a compra.

2. Sensibilidade a produtos químicos

Quando se tem uma piscina de vinil, é preciso ter maior atenção ao uso de produtos químicos, pois o material é mais sensível a eles. O uso de muito cloro, por exemplo, pode danificar o vinil de maneira irreversível.

A recomendação é sempre seguir as orientações de uso do fabricante do vinil. Assim, reduzirá a possibilidade de dano, mantendo a estrutura em perfeito estado por mais tempo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário