Início » Plantando » 9 plantas para jardim recomendadas por paisagistas que não podem faltar

9 plantas para jardim recomendadas por paisagistas que não podem faltar

Conheça tipos de plantas que fazem toda a diferença na composição de seu jardim, garantindo um resultado encantador

O uso de plantas para jardim visa deixar esse espaço ainda mais especial! E existem espécies que não podem faltar nessa área e são recomendadas por paisagistas.

1. Buxinho é uma das queridinhas plantas para jardim

9 tipos de plantas que NÃO PODEM faltar no seu jardim e recomendadas por paisagistas

Quando se pensa em jardins e paisagismo, um dos tipos mais populares é o buxinho. Trata-se de um arbusto de crescimento lento, perfeito para prática de podas com formatos ornamentais.

O buxinho pode crescer e atingir até 5 metros de altura, mas é normalmente mantido em alturas menores. Seu cultivo pode ser em vaso, mas exige podas com frequência para manutenção de seu formato.

Que tal também descobrir:
9 plantas para jardim com flores para dar cor e vida ao seu espaço

2. Espada-de-São-Jorge

espada-de-são-jorge em jardim

A espada-de-São-Jorge pode atingir de 70 a 90 centímetros de altura. Ela apresenta folhas espessas, que são bastante resistentes a danos e períodos de seca.

É ideal para cultivo em vasos ou em grupo. No entanto, apresenta característica invasora; por isso, tende a crescer rápido e se espalhar pelo canteiro.

Assim, para evitar esse problema, a planta exige controle por arranque (faça isso anualmente).

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

3. Hera

hera como muro vivo

A hera é muito indicada para regiões que têm clima frio ou ameno. Ela resiste bem à exposição ao sol pleno, mas se desenvolve melhor à meia-sombra.

É utilizada como planta trepadeira, pendente ou para forração de estruturas, como paredes e muros rústicos, garantindo um visual muito mais bonito.

4. Cacto

cactos em carrinho de mão

O cacto é muito amado e utilizado na decoração e em jardins. Há um motivo para isso: além de ser uma planta com visual diferenciado, o cacto possui baixa manutenção.

Ele não precisa de poda e sobrevive bem a períodos de seca, pois consegue armazenar uma boa quantidade de água em seus tecidos. Além disso, gosta de ficar no sol e áreas luminosas.

5. Murta

murta em quintal

A murta é uma planta arbustiva ornamental que possui folhas verdes brilhantes. Na primavera, ela dá flores brancas que são delicadas e deixam um perfume agradável no ar.

Trata-se de uma espécie que se adapta bem à poda ornamental e que pode ser utilizada para montagem de cerca viva. A murta se adequa melhor ao clima ameno, portanto, tente evitar o cultivo em regiões muito quentes.

6. Orelha-de-elefante

orelha de elefante

A orelha-de-elefante é uma planta grande, por isso se indica seu cultivo em jardins com um pouco mais de espaço. Trata-se de uma espécie tropical que pode alcançar três metros de altura.

Ela possui folhas grandes, pontudas e que se parecem às orelhas do elefante. Daí o seu nome. É uma espécie de clima tropical, cujo cultivo ideal é a sol pleno ou meia sombra.

Veja ainda:
7 plantas com folhagem colorida para um jardim de dar inveja

7. Babosa é uma das plantas para jardim que causam controvérsia

babosa no jardim

Também chamada de aloe vera, a babosa é popular em jardins por todo o Brasil. É uma espécie que cresce em diferentes tipos de solo com facilidade, mas tende a se adaptar melhor quando ele é arenoso e leve.

A babosa possui folhas verdes e grossas, que são características típicas das suculentas. Elas podem medir de 30 a 60 centímetros de comprimento, têm flores vistosas e não exigem uma manutenção complexa.

Aliás, o cultivo da babosa no jardim pode ser um pouco controverso, pois a planta também é uma das não indicadas.

8. Agapanto

apaganto em jardim

O agapanto é um tipo de planta que não exige muitos cuidados. Ele é resistente a baixas temperaturas e você pode cultivá-lo diretamente no solo do jardim ou em vasos.

Ele dá flores em cores como o branco, azul e roxo, que surgem ao longo da primavera e do verão. Um de seus diferenciais é resistir bem ao frio intenso, podendo ser cultivado em áreas com temperaturas mais baixas, como menos de 10 °C.

Outra característica muito importante desse tipo de planta para jardim é que o agapanto resiste muito bem a doenças e pragas.

9. Amor-perfeito

amor-perfeito em jardim

Planta ideal para quem busca uma que floresce e é fácil de cuidar. O amor-perfeito se caracteriza por ter floração longa, que dura vários meses, portanto, deixa seu jardim muito mais bonito.

A planta dá flores de inúmeras cores, possui baixa manutenção e resiste bem a temperaturas mais baixas, embora seja adaptável e seu cultivo pode acontecer em ambientes com temperatura amena.

Somente se indica que faça regas com frequência e que utilize um substrato drenável para cultivar o amor-perfeito.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário