Início » Plantando » Problemas com urina de cachorro na grama? Veja como evitar com essas 5 dicas simples e eficazes

Problemas com urina de cachorro na grama? Veja como evitar com essas 5 dicas simples e eficazes

A urina de cachorro pode matar a grama e deixar manchas marrons se você não fizer nada para impedir, sabia?

Sabemos que você pode até levar o seu cachorro para fora todos os dias justamente para ele não fazer xixi no sofá, na cama, no tapete e outros lugares, mas é interessante entender que o gramado também precisa de proteção.

Manter seu cachorro fora do quintal não é uma opção, então veja que ações você pode tomar para que sua grama sobreviva ao xixi deixado pelo seu animal de estimação!

Por que a urina de cachorro afeta a grama?

cachorro fazendo xixi na grama

Essa é uma dúvida muito comum e poucas pessoas entendem a razão. Na realidade, ela é bem simples: a urina do cachorro possui uma grande quantidade de nitrogênio.

Você vai gostar de ler:
Sinais de que seu cachorro pode estar doente

Quando seu pet libera uma alta concentração desse elemento em um ponto, você logo notará manchas marrons ou verde-escuras. 

No caso das manchas marrons, isso significa que há muito nitrogênio sendo adicionado ao solo através dessa urina, o que queima a grama e a mata. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

As manchas mortas ficam amarelas e depois marrons, com um anel verde-escuro ao redor da borda. Essa grama verde-escura é o resultado da urina escorrendo do centro e se tornando mais diluída.

Já as manchas verde-escuras em si, indicam que não há nitrogênio suficiente. Talvez o xixi do seu cachorro pode até ajudar a grama a crescer de forma mais saudável.

Outro questionamento é se a grama volta a crescer depois que a urina de cachorro a mata. Sim, ela pode, mas não sem ajuda. Você pode semear novamente e ter uma grama bonita em pouco tempo.

Mesmo se você não semear, a grama crescerá de novo sobre a parte morta.

Como evitar problemas de urina de cachorro na grama?

cachorro preso em guia olhando para câmera

Você pode resolver esse problema da urina de seu cachorro na grama seguindo algumas maneiras eficazes e simples.

Veja as que separamos:

Regue abundantemente

Use uma mangueira de jardim ou regador para evitar o surgimento de manchas decorrentes do xixi de cachorro.

Logo depois que seu pet terminar de urinar, regue bem o local para eliminar o nitrogênio e sais do solo.

Designe um local de “penico”

Uma alternativa é treinar o seu cachorro a fazer o xixi apenas em um local designado. Isso porque seguir o seu pet com um regador ou mangueira pode ser bastante tedioso.

Existem produtos que emitem feromônios e indicam para o cachorro que aquele é o local “apropriado” para fazer suas necessidades.

Enquanto treina o animal todos os dias para fazer xixi no mesmo lugar, dê petiscos e elogios – os cachorros adoram reforço positivo!

cachorro fazendo xixi em gramado

Corte a grama mais alta

Deixe a grama crescer um pouco, mas sem que ela fique com uma aparência de descuido. A altura dela, na realidade, depende do próprio tipo de grama.

Ter uma grama mais alta traz dois pontos positivos: quanto mais alta, mais profundas são suas raízes, o que pode garantir que ela sobreviva à queimadura do xixi. Além disso, a grama alta pode disfarçar as manchas de urina.

Plante uma grama mais resistente

Certos tipos de grama podem sobreviver mais à enxurrada diária de xixi de cachorro. Se você notar que a grama atual não aguenta de jeito nenhum, talvez seja hora de trocá-la.

Procure substituir por uma variedade mais resistente. Informe-se em casas de jardinagem sobre qual é a mais adequada para seu clima e que possa lidar melhor com a urina.

filhote fazendo xixi na grama

Mude a dieta do seu cachorro

A alimentação do seu pet pode influenciar nos níveis de nitrogênio na urina.

Procure incentivar o seu cachorro a beber mais água, em primeiro lugar, já que ela pode diluir o teor de nitrogênio.

Na ração, procure oferecer uma que possua proteínas frescas ao invés de processadas.

Alguns suplementos dietéticos podem reduzir a queima de urina, mas procure ser cauteloso nisso, já que esses tipos de produtos podem causar reações adversas, ainda mais se o cachorro já tem histórico de problemas hepáticos ou renais.

Nunca mude a alimentação do seu pet por conta própria. Procure a opinião de um veterinário para garantir que sua saúde não seja afetada.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário