Início » Decoração » Tapete preto na decoração é uma boa ideia? Entenda como escolher sem erros

Tapete preto na decoração é uma boa ideia? Entenda como escolher sem erros

O tapete preto vem aparecendo com mais frequência na decoração dos lares modernos, muito embora essa escolha continue gerando muitas dúvidas.

É uma boa ideia utilizar esse tipo de cor num tapete? Na verdade, sim, é uma boa ideia e vale a pena investir – e para vários ambientes da casa, aliás!

Contudo, é interessante saber algumas dicas preciosas para escolher o modelo certo para seu espaço e permitir que essa peça transmita muito estilo sem que sobrecarregue o visual.

Por isso, acompanhe o texto para entender por que o tapete preto é bem-vindo no décor!

Benefícios do tapete preto na decoração

tapete preto em sala de estar

Podemos definir o tapete preto em dois adjetivos: elegância e versatilidade.

Nesse sentido, é a opção ideal se você está em busca de um toque sofisticado e contemporâneo para a decoração de sua casa.

Esse item versátil tem conquistado espaço em diversos cômodos, dos ambientes mais clássicos aos modernos e ousados. 

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

E ao contrário do que se possa imaginar, o tapete preto não é um elemento sombrio e pesado. Pelo contrário: ele pode ser a peça-chave que irá elevar toda a aparência do seu espaço.

Por exemplo, numa sala de estar com mobiliário clean e cores neutras, o tapete preto se destaca criando um contraste marcante, trazendo equilíbrio e personalidade ao ambiente.

Além disso, é uma opção que se encaixa perfeitamente em uma estética minimalista, onde menos é mais, e cada elemento decorativo é pensado cuidadosamente para compor um visual deslumbrante.

tapete preto estampado em quarto neutro

E claro, se você gosta de ousar mais e adora seguir tendências, o tapete preto pode caminhar ao seu lado. 

Um exemplo é um quarto cuja decoração é moderna, com predominância de cores vibrantes e móveis de design arrojado – o tapete preto nesse cenário pode ser o responsável por ancorar a decoração, criando um ponto focal, além de realçar todos os outros elementos decorativos.

Sem dúvida, não restrinja o uso do tapete preto apenas para quartos e salas de estar.

Você pode investir nessa peça no home office, em corredores amplos, salas de jantar, cozinha, enfim, onde sua criatividade permitir.

Veja também:
Como remover manchas do tapete?

Como escolher o melhor tapete preto para o décor?

tapete preto em quarto

Enfim, para garantir que o cômodo fique sobrecarregado ou desarmonioso com a adoção de um tapete preto, é crucial seguir algumas dicas infalíveis para escolher o modelo certo para cada ambiente.

Tamanho é fundamental

Em primeiro lugar, é essencial medir o espaço onde ele será colocado.

Um tapete muito grande pode causar a sensação de que o ambiente é menor do que realmente é, enquanto um tapete muito pequeno pode parecer deslocado e perder sua funcionalidade.

Pense na proporção ideal e escolha um tapete que se encaixe perfeitamente na área disponível. Se notar, essa dica vale para qualquer cor de tapete, não é?

Harmonize as cores

Para que o tapete preto seja uma estrela brilhante em sua decoração, é importante que ele esteja em harmonia com as cores presentes no ambiente.

Se você possui uma paleta de cores mais suave, ele pode trazer contraste e elegância.

Por outro lado, em ambientes mais descontraídos e coloridos, ele pode se misturar com perfeição, destacando-se sutilmente.

tapete preto estampado em sala

Observe a textura e padrão

A beleza do tapete preto está na variedade de texturas e padrões disponíveis.

Você pode optar por um tapete com pelos curtos, o que confere um aspecto mais moderno, ou um tapete com pelos mais longos, que adiciona conforto e aconchego.

Quanto aos padrões, os geométricos e os listrados são opções que adicionam um toque contemporâneo, enquanto os modelos sólidos podem ser mais clássicos e versáteis.

Atente-se à manutenção e limpeza

Por fim, leve em consideração esses dois fatores, pois um tapete preto pode ser uma excelente escolha estética, mas é preciso pensar também na praticidade do dia a dia.

Tapetes felpudos podem ser mais difíceis de limpar, especialmente se você tem animais de estimação, por exemplo.

Certifique-se de escolher um tapete que seja de fácil manutenção e limpeza, para que ele permaneça bonito e impecável por muito tempo.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.