Tulipa: Dicas de Como Cultivar e Caraterísticas

A tulipa é uma flor de 6 pétalas com cores variadas. Tem mais de 100 espécies catalogadas, além de centenas de tipos híbridos. Sua beleza é única, bem como o seu aroma. O clima tropical do Brasil não é favorável para o cultivo da tulipa, no entanto há formas de mantê-la sempre bonita dentro de casa. Em algumas pessoas, o seu cheiro e pólen causam ataques de rinite e outros problemas respiratórios.

Faz parte da família das liláceas, ou como também é conhecida também como família do lírio. Acredita-se que sua origem seja da Ásia Central. Conheça mais sobre essa flor:

Característica da Tulipa

Tulipa: Dicas de Como Cultivar e Caraterísticas

A origem da tulipa é um pouco controvérsia. Alguns dizem que ela veio da Turquia e levada para a Holanda em 1560, aproximadamente. No entanto, há quem diga que ela veio da China e dali partiu para as regiões do Cáucaso e da Pérsia.

A tulipa tem suas características bem definidas, apesar de existir mais de 100 espécies catalogadas. Sendo assim, é uma flor fácil de ser percebida, podendo ser utilizada para produção de buquês, decoração do lar e também de eventos como casamento.

Sua folhagem é alongada, ovalada ou ainda tem o formato de lanças. O seu caule é aprumado e origina apenas uma flor com seis pétalas. São muitas as cores e os tons das tulipas. Algumas possuem até mesmo diversos picotes em suas pétalas e folhas.

Acredita-se que o cultivo da Tulipa no Brasil originou-se em Holambra, pelo produtor Klaas Shoenmaker.

Como cultivar a Tulipa

Tulipa: Dicas de Como Cultivar e Caraterísticas

A tulipa não é uma flor de fácil adaptação. Em solo brasileiro, dificilmente será possível cultivá-la, já que ela precisa de uma temperatura e luz do sol adequadas, caso contrário ela não irá resistir por tanto tempo.

Para que ela sobreviva, é preciso deixá-la em um canto luminoso com temperatura amena, ou seja, nem frio e nem calor.

É uma flor que não gosta de vento e nem de sol intenso. Inclusive, em dias quentes é recomendado colocar gelo na terra para amenizar o calor e aumentar a sua vida. No geral, o tempo de vida de uma tulipa é de 10 dias.

O ambiente precisa ser fresco, por isso a tulipa precisa ser colocada em um local bem arejado e que tenha luz indireta do sol. O ideal é que seja longe de corrente de vento.

O uso de adubos pode ser feito duas vezes por ano. As folhas e flores murchas devem sempre ser retiradas para evitar que se desenvolva fungos.

Quando a flor perder o seu frescor, deve-se apará-la junto com a folhagem, preservando o bulbo de impurezas. O bulbo pode ser conservado em temperatura amena por cerca de 3 meses. Ao plantá-lo em outro vaso, é provável que nasce outra flor, desde que mantenha a temperatura amena.

Dicas para cultivar a tulipa

Tulipa: Dicas de Como Cultivar e Caraterísticas

A tulipa é uma flor que pode ser cultivada dentro de casa, desde que esteja em um lugar arejado e próximo a uma janela ensolarada.

A terra precisa ser úmida, no entanto nunca encharque colocando muita água. O excesso de água pode atrair fungos e bactérias.

Para escolher a tulipa ideal, prefira aquelas que ainda estão com botão para que ele dure mais. Veja também a saúde do bulbo. Quanto mais saudável o bulbo, mais bonita será a flor. Portanto escolha um que não esteja machucado, com sinal de rachaduras ou ainda um sinal aparentemente podre. O bulbo também  deve ser grande para gerar belas tulipas.

Após a primeira floração a tulipa pode murchar, no entanto ela pode ser armazenada e replantada no próximo período de outono-inverno.

Para isso limpe muito bem o caule, envolva-o em um papel filme e coloque na geladeira. É importante que ele seja armazenado bem seco. Feito isso, você poderá plantá-lo quando quiser.

As tulipas são lindas flores para decorar casas e eventos. Por possui uma ampla variedade de cores é ótima para festas de casamento, aniversário, bodas ou até deixar um jantar familiar mais aconchegante.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply