Almofadas – Tipos e Como escolher as Melhores para a sua Decoração?

As almofadas são vistas, na maioria das vezes, somente comum acessório para variados ambientes.  E na realidade elas são, principalmente pelas inúmeras cores, formas, padrões, tecidos, texturas e outros detalhes. Entretanto, as almofadas são tão versáteis que são capazes de mudar completamente o clima de um espaço!

Como escolher esse item certo para o seu ambiente? Confira as dicas para decorar usando as almofadas agora mesmo!

almofadas de várias estampas

Funções das almofadas

As almofadas são confortáveis, macias e bastante práticas. A maior aparte dos modelos disponíveis atualmente fazem delas multifuncionais, ou seja, você pode ter versatilidade no uso – e isso vale para o espaço que deseja decorar.

Certas opções de almofadas são perfeitas para sentar e se acomodar com conforto, enquanto outras podem ser colocadas sobre o assento ou mesmo no chão. Essa última alternativa é um substituto interessante para móveis: ao invés de poltronas e sofás, as almofadas podem ser o destaque.

Almofadas que servem de travesseiro na cama também existem e ajudam a pessoa a ter um sono mais relaxante!

A funcionalidade das almofadas pode até mesmo se alterar conforme o dia, por isso existem certas formas de decidir quais são as melhores almofadas para seu espaço conforme suas necessidades.

almofadas coloridas em sofá

[VEJA TAMBÉM: DECORAÇÃO DE SALA – DICAS DE ORGANIZAÇÃO!]

Como escolher as almofadas?

Fáceis de serem aplicadas em um determinado ambiente, as almofadas podem ser um ótimo investimento. Para ajudar na sua escolha, você deve focar em algumas dicas de combinação, estampas, modelos e nos ambientes que você deseja incluir esses itens, ok?

Cores das almofadas

Na questão da cor das almofadas, o importante é que você preste atenção nas cores que já existem nos ambientes.

sala de estar moderna

Uma cor que já é destaque no seu espaço pode servir de base para compor o jogo de almofadas. Lembre-se de combinar cores análogas, complementares ou harmônicas (para isso, você pode usar o círculo cromático).

[VEJA TAMBÉM: DECORAÇÃO DE SALA PEQUENA DE POBRE]

Estampas das almofadas

Na hora de escolher uma almofada, qualquer estampa é válida e já se prepare para ficar em dúvida sobre qual escolher! São diversas composições florais, geométricas, abstratas, minimalistas, etc.

almofadas em sofá cor creme

Aposte em estampas iguais com cores distintas ou mesmo em estampas diferentes, mas com tonalidades similares.

Se você gosta de ousar, faça uma mistura de estampas – tome cuidado para não ser em demasia. A cor do móvel que irá receber as almofadas também interfere na escolha. Lembre-se de equilibrar o quesito visual do seu ambiente.

Tamanho e forma das almofadas

almofadas coloridas em sofá

Essa uma pedida para deixar a decoração mais inusitada – você encontra almofadas de tamanhos variáveis no mercado, além de formatos fora do comum, como as redondas, em forma de estrela, de personagens, entre outras.

Caso for utilizar bastante almofadas, procure deixar as maiores atrás e vá sobrepondo as menores.

[VEJA TAMBÉM: COMO ESCOLHER SOFÁ? 25 MODELOS DE IMAGENS!]

Tecidos das almofadas

almofadas no chão

Escolha tecidos diferentes do sofá ou da poltrona, por exemplo, pois além de dar destaque ao móvel, a almofada com um tecido mais tátil pode aumentar a sensação de aconchego.

Dicas de uso para almofadas

Sem precisar ter medo de usá-las, as almofadas podem ser o ponto de destaque do espaço – aquele acessório de cor que se destaca na decoração, principalmente quando o ambiente tem uma só cor predominante.

sala de estar decorada

Na variação de padrões, as almofadas podem ser combinadas com diversas estampas na decoração dos espaços.

Almofadas felpudas também são tendência para criar um ar descolado à decoração – as cores desses acessórios podem variar desde os tons mais próximos aos naturais até as vibrantes.

Um truque de decoração é usar almofadas com o mesmo tom do sofá ou da cama para dar um efeito monocromático sofisticado.

[VEJA TAMBÉM: ESTILOS DE DECORAÇÃO – QUAIS AS TENDÊNCIAS DE 2019?]

Nada impede você de misturar almofadas de tamanhos, formas e cores diferentes, mas lembre-se de que tudo em excesso traz uma visão negativa do espaço, está bem? Saiba dos limites da quantidade de almofadas para aquele determinado móvel e procure sempre deixar que o espaço reflita a sua personalidade!

Conseguiu escolher com mais facilidade as suas almofadas?


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply