Decoração de sala pequena de pobre

Decorar uma sala pequena pode ser bem desafiador, mas não há nada como usar a criatividade para resultar em soluções e ideias interessantes para um espaço que até então era visto como perdido em termos visuais. Um espaço menor precisa levar em consideração muitos fatores, como a iluminação, as cores, as peças e os próprios móveis.

Toda decoração de sala se inicia através do perfil de quem mora na casa – é necessário integrar as necessidades, sonhos e vontades de cada um. Mesmo uma sala pequena exige planejamento: para aproveitar o ambiente ao máximo de maneira não somente estética, mas também funcional.

Sala de pobre

Truques para ampliar uma sala pequena

Independentemente do espaço que você vai decorar, por menor que ele seja, sempre existem algumas medidas que podem ser tomadas para que se crie aquela sensação de “amplitude”. E o melhor: sem apelar para reformas!

Uma primeira orientação acerca da decoração de sala pequena “de pobre” é que quanto menos itens melhor, pois já ajuda na ideia de a sala ser maior e não proporciona poluição visual. Além disso, é sempre bom prestar atenção nas cores, formas e texturas de forma a repetir o que foi feito nos outros ambientes próximos – isso dá a sensação de continuidade.

Veja outros truques:

  • Espelhos:

Os espelhos têm a capacidade de ampliar qualquer ambiente. Sem contar que este é um objeto decorativo muito moderno e pode ser instalado tanto em paredes inteiras – para ajudar na propagação da luz –, quanto um grande espelho com moldura ou até vários espelhos menores, um ao lado do outro.

  • Tapetes:

Tapetes listrados podem facilmente aumentar de maneira ilusória o espaço de uma sala pequena. Isso não vale, é claro, quando o seu piso estiver em ótimas condições e possuir somente um padrão.

  • Cortinas e persianas:

Modelos longos de cortinas também ajudam a aumentar a sala – assim, o certo é que o modelo fique o mais próximo possível do teto e vá até o chão.

A persiana, por outro lado, traz a vantagem de ser compacta e mais modernidade.

  • Iluminação:

Quando um ambiente está bem iluminado, ele pode se tornar mais amplo visualmente. Para salas pequenas, esse ponto é essencial: a iluminação difusa é a que deve ser adotada nesses casos, que é justamente a forma de iluminação que foca em todo o espaço.

Isso não quer dizer que é proibido utilizar abajures, luminárias de parede ou de chão. Pelo contrário, é também indicado quando há algum objeto interessante a ser destacado, tal como um quadro.

  • Teto:

O teto deve ser o mais “cru” que puder, ou seja, sem forros ou detalhes. Valorize cores neutras ou mesmo o branco para dar sensação de amplitude.

Dicas para decorar sala pequena de pobre

Como a decoração da sala pequena depende do estilo da família, é necessário que se pesquise muito sobre as opções para que se agrade os gostos de todos os membros.

Sala decorada

Existem muitas inspirações e dicas que podem ser aplicadas para deixar a sala pequena de pobre com uma aparência totalmente diferente!

  • Almofadas: As almofadas trazem conforto e são muito decorativas. Caso a sua sala pequena seja repleta de cores neutras, procure usar almofadas coloridas ou com estampas, espalhando-as pelo sofá ou poltronas;
  • Se você quer modernizar sua sala pequena, você pode optar por cores escuras nas paredes, podendo intercalar com tons neutros no ambiente e nos móveis;
  • Faça uso de quadros;
  • Humanize sua sala pequena com vasos de plantas;
  • Se sua sala possui móveis brancos, coloque elementos coloridos para dar um toque de personalidade ao ambiente;
  • Se tiver espaço, instale nichos e prateleiras para organizar suas coisas e decorar a sala pequena com objetos apropriados;
  • Caso a sala pequena estiver integrada a outro ambiente, uma sugestão é fazer uso de uma estante divisora com objetos, tais como livros, velas, vasos, entre outros;
  • Inove na parede, criando uma textura, utilizando uma tintura diferente ou um papel de parede que combine com o restante do espaço – dependendo daquilo que você for escolher, há chances de oferecer amplitude a sua sala!

Lembre-se de decorar a sala pequena com os móveis mais importantes e essenciais: sofá, mesa de centro ou de canto e rack para televisão (para salas pequenas sugere-se painel para poupar espaço).

A partir da disposição deles, você pode iniciar a decoração sempre prezando pela boa circulação de pessoas, afinal deixar pouco espaço vai diminuir ainda mais a sua sala. Quanto mais clean o cômodo, mais leve ele será – só essa dica já bastará para deixar sua sala “maior”.

Use somente os elementos necessários para promover o seu bem-estar e para o restante de sua família e aproveite o ambiente da sala pequena!


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply