Início » Jardinagem » Plantar e Cultivar » Boca-de-Leão – Como Cultivar e Quais são os Cuidados. Fotos e Dicas para Ter em Casa

Boca-de-Leão – Como Cultivar e Quais são os Cuidados. Fotos e Dicas para Ter em Casa

É uma das flores mais belas que existem! A flor boca-de-leão pode ter entre 20cm até 1 metro de altura. Suas flores, quando apertadas, lembram uma boca e, quando soltas, se fecham. Foi exatamente isso que originou o seu nome. São conhecidas por alegrar os dias mais frios com suas cores belíssimas!

É originária da Europa e da região Mediterrânea da África. Prefere clima mais ameno e não suporta temperaturas extremas (tanto no calor ou no frio). Costuma florescer no inverno, embelezando as paisagens mais frias das cidades. Quer cultivá-la? Saiba como cuidar da boca-de-leão:

Como cultivar a flor boca-de-leão

boca-de-leão - florÉ uma planta de fácil cultivo, desde que tenha os cuidados que ela realmente precisa. Isso envolve o solo ideal, uma boa frequência de regas e também a luminosidade adequada.

A época de plantio varia de acordo com a localização. Ao sul do Brasil, o ideal é plantá-la entre os meses de fevereiro a junho. Já na região sudoeste recomenda-se entre março e maio. Nas demais localidades entre abril e maio.

Geralmente, a flor boca-de-leão floresce entre o outono e início do verão.

Cuidados com o solo

O solo perfeito para que a flor boca-de-leão germine precisa ser muito bem drenado e fértil. Preferencialmente rico em matéria orgânica. A planta prefere solos calcários. Caso o local que você pretende plantar não tenha essas características será necessário prepará-lo. A mistura ideal do solo para esse tipo de planta é:

  • 1 parte de terra comum (do local que ela ficará, como o jardim);
  • 1 parte de terra vegetal;
  • 2 partes de composto orgânico.

A melhor maneira de plantar é através das sementes. Mas atenção, elas não podem ser enterradas na terra! O ideal é que sejam posicionadas firmemente no solo, mas não há necessidade de colocar terra por cima delas.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

No calor, as sementes demoram mais tempo para germinar. As noites frias com baixas temperaturas auxiliam o processo, fazendo com que demore cerca de 3 semanas.

Nunca coloque as sementes de boca-de-leão muito próximas umas das outras, pois isso atrapalha o desenvolvimento. De um espaço de cerca de 15 a 30cm entre elas. É possível também plantá-la usando estacas com ramos.

Em vasos, além do preparo da terra como explicado acima, é preciso ainda adicionar (na ordem):

  • Pedra brita ou argila expandida;
  • Manta de bidim ou de poliéster para evitar o acúmulo de água;
  • Solo preparado.

Pode-se acrescentar cascas de árvore por cima para ajudar a combater ervas daninhas. A terra precisa estar fofa, sem nenhum torrão. Dessa forma a flor consegue germinar melhor e se enraizar facilmente.

boca-de-leão na mesa

Clima e iluminação para plantar dente-de-leão

O ideal é cultivá-la em climas amenos. Lugares quentes ou frios demais atrapalham o seu desenvolvimento. Essa planta não suporta geadas e as altas temperaturas impedem o seu crescimento adequado. O ideal são locais que tenham uma temperatura média de 20ºC. O clima preferido dessa flor é o inverno! Em algumas regiões mais frias, as flores duram até o primeiro mês do verão.

Para florescer, precisa de luz direta. Por isso é uma flor perfeita para jardins externos e muita usada em paisagismos. No entanto, ela também floresce à meia sombra, mas pode ser que não tenha tanta vitalidade e não alcance o seu potencial máximo de crescimento.

Regar

Assim como muitas outras plantas, a boca-de-leão precisa de umidade, mas nunca ficar encharcada de água. O excesso de água interfere diretamente no seu crescimento. Em vasos, por exemplo, quando não houver uma manta para eliminar o acúmulo de água, evitando que as raízes apodreçam.

A frequência irá depender da região e onde a planta está. Para saber se está hora basta verificar o solo. Se estiver seco, é preciso regar. Caso contrário, não há necessidade.

Lembre-se de nunca colocar água diretamente nas flores e folhas da boca-de-leão.

Variedades da planta boca-de-leão

Existem algumas variações da flor e você pode escolher de acordo com o seu gosto ou o ambiente que ficará. Há a variedade Rocket, com flores nas cores vermelho, rosa, amarelo, roxo e branco. Geralmente atinge cerca de 90 cm nas condições adequadas.

A Sonnet é uma variedade menor, alcançando até 45 cm de altura. As cores disponíveis são as mesmas da espécie acima. Por último, a variedade Liberty alcance até 60 cm e, além das cores tradicionais podem haver variações de tons entre elas.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR) e especialista em Negócios Digitais. Tem mais de 600 artigos publicados em sites dos mais variados nichos e quatro anos de experiência em marketing digital. Em seus trabalhos, busca usar da informação consciente como um instrumento de impacto positivo na sociedade.

Deixe seu comentário