/* */

Boca-de-Leão – Como Cultivar e Quais são os Cuidados. Fotos e Dicas para Ter em Casa

É uma das flores mais belas que existem! A flor boca-de-leão pode ter entre 20cm até 1 metro de altura. Suas flores, quando apertadas, lembram uma boca e, quando soltas, se fecham. Foi exatamente isso que originou o seu nome. São conhecidas por alegrar os dias mais frios com suas cores belíssimas!

É originária da Europa e da região Mediterrânea da África. Prefere clima mais ameno e não suporta temperaturas extremas (tanto no calor ou no frio). Costuma florescer no inverno, embelezando as paisagens mais frias das cidades. Quer cultivá-la? Saiba como cuidar da boca-de-leão:

Como cultivar a flor boca-de-leão

boca-de-leão - florÉ uma planta de fácil cultivo, desde que tenha os cuidados que ela realmente precisa. Isso envolve o solo ideal, uma boa frequência de regas e também a luminosidade adequada.

A época de plantio varia de acordo com a localização. Ao sul do Brasil, o ideal é plantá-la entre os meses de fevereiro a junho. Já na região sudoeste recomenda-se entre março e maio. Nas demais localidades entre abril e maio.

Geralmente, a flor boca-de-leão floresce entre o outono e início do verão.

Cuidados com o solo

O solo perfeito para que a flor boca-de-leão germine precisa ser muito bem drenado e fértil. Preferencialmente rico em matéria orgânica. A planta prefere solos calcários. Caso o local que você pretende plantar não tenha essas características será necessário prepará-lo. A mistura ideal do solo para esse tipo de planta é:

  • 1 parte de terra comum (do local que ela ficará, como o jardim);
  • 1 parte de terra vegetal;
  • 2 partes de composto orgânico.

A melhor maneira de plantar é através das sementes. Mas atenção, elas não podem ser enterradas na terra! O ideal é que sejam posicionadas firmemente no solo, mas não há necessidade de colocar terra por cima delas.

No calor, as sementes demoram mais tempo para germinar. As noites frias com baixas temperaturas auxiliam o processo, fazendo com que demore cerca de 3 semanas.

Nunca coloque as sementes de boca-de-leão muito próximas umas das outras, pois isso atrapalha o desenvolvimento. De um espaço de cerca de 15 a 30cm entre elas. É possível também plantá-la usando estacas com ramos.

Em vasos, além do preparo da terra como explicado acima, é preciso ainda adicionar (na ordem):

  • Pedra brita ou argila expandida;
  • Manta de bidim ou de poliéster para evitar o acúmulo de água;
  • Solo preparado.

Pode-se acrescentar cascas de árvore por cima para ajudar a combater ervas daninhas. A terra precisa estar fofa, sem nenhum torrão. Dessa forma a flor consegue germinar melhor e se enraizar facilmente.

boca-de-leão na mesa

Clima e iluminação para plantar dente-de-leão

O ideal é cultivá-la em climas amenos. Lugares quentes ou frios demais atrapalham o seu desenvolvimento. Essa planta não suporta geadas e as altas temperaturas impedem o seu crescimento adequado. O ideal são locais que tenham uma temperatura média de 20ºC. O clima preferido dessa flor é o inverno! Em algumas regiões mais frias, as flores duram até o primeiro mês do verão.

Para florescer, precisa de luz direta. Por isso é uma flor perfeita para jardins externos e muita usada em paisagismos. No entanto, ela também floresce à meia sombra, mas pode ser que não tenha tanta vitalidade e não alcance o seu potencial máximo de crescimento.

Regar

Assim como muitas outras plantas, a boca-de-leão precisa de umidade, mas nunca ficar encharcada de água. O excesso de água interfere diretamente no seu crescimento. Em vasos, por exemplo, quando não houver uma manta para eliminar o acúmulo de água, evitando que as raízes apodreçam.

A frequência irá depender da região e onde a planta está. Para saber se está hora basta verificar o solo. Se estiver seco, é preciso regar. Caso contrário, não há necessidade.

Lembre-se de nunca colocar água diretamente nas flores e folhas da boca-de-leão.

Variedades da planta boca-de-leão

Existem algumas variações da flor e você pode escolher de acordo com o seu gosto ou o ambiente que ficará. Há a variedade Rocket, com flores nas cores vermelho, rosa, amarelo, roxo e branco. Geralmente atinge cerca de 90 cm nas condições adequadas.

A Sonnet é uma variedade menor, alcançando até 45 cm de altura. As cores disponíveis são as mesmas da espécie acima. Por último, a variedade Liberty alcance até 60 cm e, além das cores tradicionais podem haver variações de tons entre elas.


Ajude a melhor ainda mais o site, avalie:

1 Star2 Stars3 Stars4 Stars5 Stars (No Ratings Yet)
Loading...

Leave a Reply