Início » Pets » Cachorro pode enjoar da comida? Entenda os motivos desse comportamento e como solucionar

Cachorro pode enjoar da comida? Entenda os motivos desse comportamento e como solucionar

Uma pergunta constante de donos de pets é a seguinte: um cachorro pode enjoar da comida? Na realidade, o que você pode estar se questionando é se o seu cachorro pode ficar mais exigente na hora de se alimentar.

E há uma resposta bem curta e direta: não. Seu pet, provavelmente, não enjoou da comida, mas pode estar acontecendo alguma coisa.

Por isso, seu cão não está cansado de comer a mesma coisa todos os dias, porém você precisa entender alguns pontos importantes. Acompanhe o texto.

O que você precisa saber sobre o paladar do cão?

cachorro deitado em frente à tigela de ração

Os cachorros experimentam a comida da mesma maneira que os humanos. Contudo, esse animal de estimação possui cerca de 1.700 papilas gustativas – enquanto nós possuímos até 9.000!

Sobre os cachorros, leia o post:
7 alimentos saudáveis para esse pet

Ou seja, isso significa que podemos nos cansar da comida com extrema facilidade. Os cães, por outro lado, não, afinal com essa pequena fração de papilas gustativas, faz com que eles não anseiem por novos sabores da mesma forma que as pessoas.

E não esqueça: os cães possuem um olfato muito mais poderoso do que o nosso, logo eles se concentram mais no cheiro da comida do que no sabor dela.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Pode existir alguma (mínima) possibilidade de o seu cachorro enjoar? Pode, só que esse comportamento só irá acontecer se ele sempre tiver uma variedade de alimentos disponíveis em sua dieta.

De toda forma, é relativamente incomum que ele comece a recusar de forma repentina um alimento que ele já comeu antes. 

Os cachorros gostam de novidades?

cachorro olhando dono colocar comida na tigela

Sim. Eles são atraídos pela novidade quando podem escolher o que comer. Isso é um comportamento evolutivo, pois basicamente mostra que esse animal consegue se adaptar às mudanças.

Portanto, quando você dá algo novo para seu cão experimentar, é bem mais provável que ele opte por ele em vez de uma comida antiga.

Aliás, o ato de substituir a ração, por exemplo, do seu cachorro, supondo que ele enjoou da anterior, você está, de forma involuntária, encorajando um comportamento mais exigente do pet – e isso ocorre porque você notará que o cachorro irá comer com bastante energia a nova comida e que o problema de “enjoo” já passou.

No entanto, eles são inteligentes e podem nos manipular. E esse processo de substituição de comida pode ocorrer várias vezes. 

O que fazer se o cachorro enjoar da comida? 

cachorro olhando para dono com tigela de ração à frente

Da próxima vez que seu cachorro recusar uma refeição, não conclua que ele enjoou da comida. Muito menos saia correndo comprando um novo sabor. 

Confira se a comida está fora de validade ou estragada, pois itens vencidos podem perder o sabor e, principalmente, o valor nutricional.

Em seguida, analise algumas questões para descartar possíveis problemas de saúde, afinal descobrir isso vai depender de um ponto: seu cachorro se recusa a comer determinado alimento ou qualquer tipo?

Se o seu cão não come absolutamente nada, pode ser sinal de algo preocupante de saúde, como um problema médico ou mesmo ansiedade severa. Nesse caso, é fundamental levá-lo ao veterinário o mais rápido possível.

Um cão pode se recusar a comer por conta de problemas digestivos, parasitas intestinais, náuseas, vômitos, diarreia, doença inflamatória intestinal, doença renal, problemas dentários e infecções.

Entretanto, conheça a disposição do seu cão antes de ficar preocupado, pois existem cachorros que comem com menos frequência – ainda mais idosos. Claro, sempre fale com seu veterinário, caso se sinta mais confortável.

Considere ainda se o tédio do seu cachorro é com a comida ou com a vida em geral. Certas atitudes podem revigorar o cão e estimular seu apetite, como exercícios mentais e físicos.

Aprimore a alimentação

Se achar conveniente, você pode experimentar fornecer uma dieta de comida fresca para o seu cachorro.

Alimentos frescos introduzem novos cheiros, texturas e sabores distintos e atraentes na dieta, sem deixar de lado o lado nutritivo, balanceado e com qualidade.

Antes de fazer mudanças grandes na dieta do cachorro, procure falar com o veterinário ou mesmo com um nutricionista veterinário para que você faça as melhores alterações e de forma gradual para não provocar distúrbios gastrointestinais.

Aliás, é valioso que você evite alimentos que possuam sabores artificiais, enchimentos (como cereais e grãos) e conservantes. Sempre valorize opções naturais que garantem todos os nutrientes para a saúde do cachorro – a proteína precisa ser o principal componente da alimentação do seu cachorro.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário