Início » Decorando » 6 cores que você NÃO deve ter no quarto: descubra quais são e como elas interferem em seu sono

6 cores que você NÃO deve ter no quarto: descubra quais são e como elas interferem em seu sono

Você sabia que existem algumas cores que você não deve ter no quarto? Isso porque as cores não têm relação apenas com a decoração do ambiente, também com seu humor e emoções.

Entendemos que é normal querer apostar em um tom que combina com sua personalidade, mas o quarto tem um propósito que precisa ser lembrado: proporcionar o melhor sono possível.

Por isso, algumas cores precisam ser evitadas para que você descanse bem à noite. Descubra quais são elas e renove o seu cômodo!

Preto

quarto com paredes pretas

Além de escurecer o quarto, uma cor como o preto pode criar a ilusão de que o ambiente parece ser menor do que realmente é.

Veja também:
Como decorar parede vazia?

Embora a cor escura possa lhe ajudar a adormecer à noite, há outra consequência: ela inibe sua capacidade de acordar pela manhã. Psicologicamente, a escuridão diminui sua energia.

Caso queira ter uma parede preta no quarto, procure pintar apenas uma com essa tonalidade.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Amarelo

quarto com parede e objetos amarelos

O amarelo é um tom muito estimulante para os sentidos, então é comum que muita gente associe essa cor com um despertar alegre para começar o dia.

No entanto, mesmo sendo ótimo para as manhãs, tons ensolarados não ajudam a relaxar à noite, o que pode gerar insônia.

Se quiser investir no amarelo, escolha tons suaves.

Vermelho

quarto com parede vermelha

O vermelho segue a mesma ideia do amarelo: é uma cor marcante, ousada, elegante e evoca sentimentos de entusiasmo, paixão ou raiva.

Dessa forma, esse tom pode aumentar o nível de energia do seu quarto. Alguns tons quentes, principalmente, podem ainda transmitir sentimentos de agitação ou inquietação.

Por estimular os sentidos, essa é uma cor que você não deve ter no quarto, já que deixará a mente muito alerta.

Você pode escolher um tom suave de vermelho se ainda acha que a tonalidade merece entrar no seu ambiente.

Laranja

quarto com paredes laranjas

Seguindo a mesma ideia, o laranja não deve entrar no seu quarto, pois o tom explode com brilho e vitalidade.

Essa é uma cor perfeita para outros ambientes, como a própria sala, mas no quarto é sempre necessário optar por cores calmantes – e o laranja é exatamente o oposto disso.

Uma alternativa mais suave é o tom de pêssego. Esse pode ser colocado no quarto sem problemas.

Neon

quarto com paredes verde limão

O neon também entra na lista de cores que você não deve ter no quarto. Tonalidades como magenta e verde limão trazem energia e emoção demais ao quarto.

Tais tons podem combinar mais com ambientes como a cozinha ou a sala, mas no quarto são vibrantes e brilhantes demais, o que será desafiador para fazer com que você pegue no sono.

Marrom-escuro

quarto com parede marrom escuro

A escuridão do marrom-escuro pode provocar uma sensação de peso e melancolia ao quarto. Além do mais, pode diminuir a motivação de acordar de manhã.

Como esse tom pode deixar uma aparência sombria e confinada, procure escolher um tom mais claro ou ainda usar o marrom-escuro em algum lugar de destaque e não torná-lo como a cor principal, ok?

Afinal, quais são as melhores cores para o quarto?

Agora que você já sabe quais cores você não deve ter no quarto, é uma boa ideia descobrir quais são as melhores cores para usar no ambiente, não é?

A cor para o seu espaço precisa fazer com que você se sinta calmo e à vontade. Entre a variedade de cores existentes, pode-se chegar a conclusão de que as melhores cores para quarto são:

Azul

Estudos sugerem que pessoas que têm quartos em tonalidades azuis dormem mais do que aqueles que possuem quartos com tons diferentes.

quarto com paredes de tom azul claro

O azul, como sabemos, é neutro e calmante. Os receptores em nossas retinas – conhecidos como células ganglionares – são mais sensíveis ao azul. E são justamente essas células que se comunicam com a parte do cérebro que controla o ritmo circadiano do corpo.

Quando tais células reconhecem a cor azul, elas enviam um sinal ao cérebro para que a frequência cardíaca diminua, acalmando a pessoa e facilitando o adormecimento.

Tons pastéis

Qualquer cor pastel traz serenidade, seja rosa-claro, verde-claro, azul-claro, enfim.

quarto com tom pastel na parede

Tais cores reduzem o estresse e permitem que você adormeça mais rápido.

Branco

O branco é um tom neutro que exala vibrações relaxantes e limpas. Portanto, essa cor pode ajudar você a dormir melhor.

quarto com paredes brancas

Uma sugestão é não deixar o quarto totalmente branco, mas adicionar pontos de outras cores. Que tal uma parede de destaque azul, que é outra cor calmante?

Verde

Você pode considerar todos os tons de verde (menos o limão, por favor) para o seu quarto. 

quarto com paredes verdes

Tais cores são ótimas escolhas porque são calmantes e favorecem o descanso. Elas também podem dar vibrações naturais, o que são perfeitas para quem gosta bastante da natureza e de estar ao ar livre.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 4

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Editora do Homeit.com.br, Bellezamoderna.com.br e Revendedor.com.br. Graduada em Comércio Internacional (UCS/RS), Marketing Digital (SENAC/RS) e atualmente estudando Ciências Biológicas (UNINTER). Fluência em Inglês e estudando Espanhol no momento. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia criminal.

Deixe seu comentário