Decoração 2022: principais tendências e estilos

Uma das maneiras mais simples de montar ambientes incríveis em seu lar é investir em tendências e estilos de decoração. Não é para menos, afinal, basta se inspirar neles para garantir espaços aconchegantes, bonitos e funcionais.

Quer adotar essa ideia em seu lar? Então, confira aqui as principais tendências e estilos em decoração 2022 e aproveite para utilizar os seus favoritos em sua casa!

tendências de decoração 2022

Estética confortável

A estética confortável é uma das principais tendências em decoração 2022, garantindo um ambiente com o básico, porém o mais funcional, aconchegante e agradável possível.

Para investir nessa tendência é simples, basta utilizar móveis essenciais na decoração, evitando exageros. Numa sala, por exemplo, use sofá, rack ou painel para TV, mesas acessórias (de centro ou lateral) e pronto!

Dê preferência para móveis baixos e com linhas limpas e simples. No que se refere às cores, utilize predominantemente as neutras e quentes, para ter um resultado de aconchego mais reforçado.

Sobre os acessórios e revestimento de móveis, prefira os que possuem materiais que remetem ao conforto, como os tecidos macios ao toque e de boa qualidade.

Ambientes integrados

O ambiente integrado está em alta por proporcionar uma sensação de amplitude e de maior aconchego e bem-estar. Por isso, é uma alternativa interessante principalmente quando se tem mais de uma pessoa ocupando o imóvel, permitindo o uso coletivo de áreas.

Caso tenha um imóvel próprio, considere realizar pequenas reformas para integrar ambientes. É possível, por exemplo, derrubar paredes de sala e quarto, bem como de sala e cozinha.

Se o imóvel for alugado, também é possível realizar essas alterações, desde que com a autorização do proprietário. Portanto, caso sinta necessidade de alterações no lar e seja locatário, converse com o dono do imóvel para ter liberação para reformas.

Estilo retrô

O estilo retrô de decoração está de volta principalmente por possibilitar utilizar móveis e objetos de decoração que remetem a memórias afetivas e histórias pessoais e familiares.

É uma maneira de personalizar a decoração e torná-la ainda mais agradável e com a cara dos moradores. Nessa tendência de decoração 2022, mistura-se itens retrô com atuais e modernos, garantindo um ambiente que mescla passado e futuro de maneira criativa.

Formas e cores orgânicas

A busca pelo natural continua forte na decoração 2022, tendo um maior reflexo no uso de formas e cores orgânicas. Para apostar nessa tendência é simples, é só utilizar painéis de madeira clara nas paredes, plantas e cores que remetem ao natural, como os tons terrosos.

Essa tendência preza pela valorização de materiais naturais, como palha, madeira, linho, algodão, entre outros, mantendo sua forma e cores originais, inclusive características que são consideradas imperfeições.

Dourado

Objetos na cor dourada estarão em alta na decoração 2022! Trata-se de uma tonalidade que remete à qualidade e abundância, bem como representa o sucesso e prosperidade.

A dica para utilizar essa tendência é inserir objetos decorativos dourados na decoração, como luminárias, vasos, porta-retratos, quadros, entre outros. O resultado será muito mais sofisticado e elegante.

Outra opção é ter móveis com detalhes dourados, como a parte de ferragem que fica aparente. Se preferir, troque puxadores originais por versões douradas, o que dará um toque de charme extra para o ambiente.

Há, ainda, a opção de utilizar acessórios dourados, como tapetes, toalhas, almofadas, cortinas, entre outros. Somente tome o cuidado de não exagerar! O ideal é dar toques de dourado à decoração, pois o excesso pode tornar o ambiente carregado visualmente.

Mobiliário multifuncional

O mobiliário multifuncional é uma forte tendência em decoração 2022, uma vez que possibilita aproveitar melhor o espaço disponível no imóvel.

Mas, o que é um móvel multifuncional? Trata-se de uma peça que possui mais de uma função. É o caso do sofá cama ou do armário que tem mesa retrátil.

A ideia é aproveitar ao máximo a área disponível sem colocar nela vários móveis, somente os essenciais e mais compactos. Dessa forma, o ambiente fica mais aconchegante, sem deixar de lado a funcionalidade.

Inclusive, essa tendência é perfeita para quem está trabalhando em home office e precisa montar uma estrutura adequada para esse fim. Ao investir em móveis multifuncionais dá para ter peças essenciais ao seu dia a dia sem prejudicar ou comprometer todo o espaço disponível.

Deixe seu comentário