Não jogue fora os móveis e acessórios antigos de sua casa; leia ESSE POST antes!

Confira dicas para usar móveis e acessórios antigos na decoração e conquiste um resultado criativo, original e encantador!

Há quem pense que móveis e acessórios antigos não têm mais utilidade, mas isso não é verdade! Eles podem dar um charme especial para a decoração de sua casa, tornando-a personalizada e encantadora.

Mas, afinal, como usar móveis e acessórios antigos na decoração? Existem diferentes formas e você confere algumas das principais aqui! Continue a leitura e coloque nossas dicas em prática!

Móveis e acessórios antigos: por que usar na decoração?

Não jogue fora os móveis e acessórios antigos de sua casa; leia ESSE POST antes!

Os móveis e acessórios antigos conferem um toque afetivo e personalizado para a decoração. Não é para menos, já que eles têm história para contar: pode ser uma poltrona que sua avó amava ou uma mesa de jantar na qual toda a família se reunia.

Além dessa memória afetiva, essas peças são autênticas e originais. É muito difícil encontrar itens parecidos em lojas de decoração. Na maioria das vezes, tais itens foram feitos de maneira artesanal, o que dá um toque de exclusividade a eles.

Outra característica que muitos se esquecem é que móveis antigos costumam ser mais duráveis e resistentes do que os atuais, pois geralmente são fabricados com madeira maciça.

decoração com mescla de antigo e novo

Como usar móveis e acessórios antigos para decorar?

Afinal, como usar móveis e acessórios antigos na decoração de seu lar? Existem dicas que garantem um resultado incrível. Confira quais são:

Restaure o móvel ou acessório

Pode ser que a peça não esteja em perfeito estado e precise de uma restauração. No caso dos acessórios, uma limpeza caprichada costuma ser suficiente. Ótimos exemplos são as luminárias, vasos e objetos de decoração.

Somente tenha um cuidado: faça essa limpeza com materiais que não sejam abrasivos, senão há o risco de danificar as peças de modo irreversível. Procure utilizar produtos próprios para a limpeza do material do acessório. Por exemplo, se for um item de madeira, utilize um produto para esse fim.

mesa antiga na decoração

No caso do móvel, a restauração costuma ser um pouco mais trabalhosa, mas normalmente é mais econômica do que comprar peças novas. Uma das formas de restaurar é pintar o móvel novamente.

Dá tanto para renovar sua pintura mantendo as cores originais como ousar um pouco mais e utilizar cores vivas e alegres. Outra opção é deixar o móvel na cor de madeira natural. Se a peça apresentar partes danificadas, providencie o conserto.

Não quer ter muito trabalho na restauração e quer dar cara nova ao móvel? Então, considere utilizar adesivos vinílicos, realizando uma cobertura rápida e de baixo custo.

móvel antigo restaurado

Mescle estilos decorativos

Quer montar uma decoração que fuja do óbvio e encante por sua personalidade e criatividade? Uma dica é mesclar estilos decorativos e dá para fazer isso com perfeição ao utilizar os móveis e acessórios antigos.

Dá para montar uma decoração contemporânea e inserir no ambiente uma mesa e cadeiras antigas, bem como vasos e esculturas. Na sala de jantar ou na cozinha, o uso da cristaleira é perfeito para conseguir esse efeito de mistura de estilos de decoração.

cristaleira antiga na decoração

Outra forma de usar esses itens é na decoração rústica, que valoriza a madeira e demais elementos naturais. O resultado será muito mais criativo e original, sem deixar a funcionalidade de lado.

Dá para usar mesas e cadeiras antigas na sala de jantar, um armário antigo na sala ou quarto. Outra forma de apostar nessa dica de decoração é escolher uma penteadeira antiga para seu quarto, conquistando um ar meio vintage.

penteadeira antiga restaurada

Aposte nas peças com design autoral

Ao longo dos anos foram surgindo móveis com padrão de qualidade elevado, com ótima durabilidade e acabamento, bem como com design criativo e original. Eles se tornaram símbolos de uma época e se mantém na decoração até hoje. Esses são os chamados móveis com design autoral.

Um ótimo exemplo é a cadeira Eames, que foi idealizada para o Concurso Internacional de Design de Móveis de Baixo Custo, evento realizado em 1948.

O móvel, que tem pé palito e estrutura de metal abaixo do assento, não ganhou o concurso, mas conquistou fama internacional e até hoje aparece nas decorações de muitos lares, dando um toque antigo para os ambientes.

cadeiras Eames na decoração

Outro móvel com design autoral que até hoje reina nas decorações é o sofá Chesterfield, que tem encosto curvado para fora e revestimento de couro ou tecido.

sofá Chesterfield na decoração

Tais peças podem ser o centro da decoração ou apenas um complemento. Se quiser evidenciá-las, a dica é colocá-las em um local de destaque no cômodo.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Participe dos nossos grupos

FacebookEntre para nosso GRUPO!

Faça parte da nossa comunidade de DECORAÇÃO e ORGANIZAÇÃO

Deixe seu comentário