Início » Jardinagem » 8 plantas que causam alergia: conheça espécies que pessoas alérgicas precisam ficar LONGE

8 plantas que causam alergia: conheça espécies que pessoas alérgicas precisam ficar LONGE

Conheça espécies de plantas que causam alergia e aproveite para evitá-las em seu jardim ou decoração interna

Existem plantas que causam alergia e é importante manter a distância dessas espécies, principalmente se você tiver problemas respiratórios.

E quais são essas espécies? A seguir, apresentamos 8 plantas que causam alergia. Continue a leitura para conferir quais são e evitá-las em seu jardim ou decoração interna.

O que na planta pode desencadear a alergia?

mulher com alergia perto de planta

Algumas partes da planta podem desencadear um quadro de alergia. É por isso que se recomenda usar luvas ao manusear determinadas espécies, evitando o contato direto com essas partes.

Por falar em plantas, veja também:
Espécies tóxicas para animais de estimação

Um dos principais exemplos é a seiva de algumas plantas, que pode provocar crises de alergia e queimaduras na pele. Em alguns casos, a seiva e demais partes, como farpas e espinhos, podem causar inflamações intensas e graves.

O odor que a planta ou sua flor exala também pode levar a uma crise de alergia. Há, por exemplo, quem tenha alergia ao cheiro de rosas e de jasmim, impossibilitando o uso da planta na decoração, jardim ou mesmo perfumes com essas fragrâncias.

8 plantas que podem causar alergia

Existem diferentes tipos de planta que podem provocar alergia e é comum que você só descubra quais são após entrar em contato com uma e ter uma reação alérgica. A seguir, apresentamos 8 plantas que causam esse problema. Descubra quais são:

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

1. Aroeira-brava

Há até nome para a alergia provocada pela aroeira-brava: aroeirite. Trata-se de uma dermatose causada ao entrar em contato com a planta. Ela possui alquil-fenóis, que são substâncias que causam dermatite alérgica em pessoas mais sensíveis.

8 plantas que causam alergia: conheça espécies que pessoas alérgicas precisam ficar LONGE

Esse caso de dermatite pode provocar vermelhidão na pele, coceira e bolhas que duram vários dias. Ao identificar esses sintomas, é importante consultar um dermatologista para diagnóstico e tratamento. Não se indica coçar a área, porque as lesões podem infeccionar.

2. Urtiga

A urtiga é uma erva daninha normalmente encontrada em matagais, trilhas de jardins, entre outros locais de cultivo de planta.

urtiga

O contato direto com ela pode provocar ardência na pele, dermatite por irritação e coceira.

3. Plantas com espinhos

As plantas com espinhos, como a roseira, a laranjeira e o limoeiro, podem provocar trauma físico em contato com a pele, causando uma reação alérgica em pessoas mais sensíveis.

roseira com rosas vermelhas

Ao fazer podas e colheitas em plantas com espinhos, indica-se que tenha cuidado para não entrar em contato com eles, utilizando uma luva para proteger ainda mais suas mãos e braços.

4. Jasmim

O jasmim é uma planta linda para se ter em seu jardim, mas ela possui um cheiro que irrita quem tem nariz mais sensível.

Em alguns casos, pode provocar crises alérgicas com irritações na garganta.

5. Orquídea

Há quem tenha alergia à orquídea, principalmente ao pólen da flor, ficando com irritações no nariz, boca e olhos.

pés de orquídeas

Ao entrar em contato com ele, indica-se que lave mãos e rosto com água em abundância.

6. Girassol

O girassol é uma planta belíssima, ideal para dar cor e vida para seu jardim ou decoração interna. No entanto, seu pólen também é perigoso, principalmente para pessoas alérgicas.

girassóis

Curiosamente, existem variedades de girassol que são hipoalérgicas, portanto, têm um menor risco de provocar crises de alergia em pessoas sensíveis.

7. Palmeiras

As palmeiras masculinas também podem desencadear um quadro de alergia. Isso se deve ao fato de a planta expelir pólen que pode ser prejudicial tanto para humanos quanto para animais.

planta palmeiras

Se gostar muito do visual exuberante da palmeira e quiser tê-la em seu jardim ou decoração interna, nossa dica é que cultive a palmeira fêmea, que não possui esse problema.

8. Carvalho

É um tipo de árvore que se destaca por expelir uma grande quantidade de pólen no ar.

árvore de carvalho

Por isso, em áreas de cultivo dessa árvore é mais comum encontrar pessoas com crises alérgicas frequentes.

Quais são os sintomas de crises alérgicas provocadas por plantas?

homem assoprando o nariz

De maneira geral, os sintomas de crises alérgicas provocadas por plantas são semelhantes na maioria das pessoas. Elas podem sentir dor de cabeça, principalmente quando se trata de uma alergia provocada pelo cheiro forte da planta.

Também podem sentir coceira nos olhos, nariz e garganta, inclusive na pele, se a planta entrou em contato direto com esse órgão. Em casos mais graves, pode ser que a pessoa sinta sensação de sufocamento. É um sintoma mais raro, mas existe essa possibilidade.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 2

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

Deixe seu comentário