Início » Plantando » Como plantar suculenta diamante: entenda como fazer o cultivo correto seguindo ESSES cuidados

Como plantar suculenta diamante: entenda como fazer o cultivo correto seguindo ESSES cuidados

Confira dicas de como plantar e cuidar da suculenta diamante, garantindo uma planta incrível e diferenciada!

A suculenta diamante é a planta perfeita para se ter em casa se quiser algo diferente em seu jardim. Ela é originária do México e ganhou fama pelo formato multifacetado de suas folhas, que lembram diamantes.

Quer ter essa planta em casa? Então, confira aqui como plantar suculenta diamante e como cuidar dela, garantindo que cresça saudavelmente e permaneça sempre em bom estado.

Principais características da suculenta diamante

Como plantar suculenta diamante: entenda como fazer o cultivo correto seguindo ESSES cuidados

Este é um tipo de suculenta que se caracteriza por ter folhas em formato multifacetado, como se tivessem sido lapidadas, lembrando um diamante.

Leia também:
Como cultivar suculenta rosa de pedra?

É possível encontrá-la em floriculturas com tamanhos pequenos, normalmente cinco centímetros, mas a planta pode atingir até 40 centímetros, dependendo do local de cultivo.

Ela se ramifica dando origem a mudas laterais. A planta tem folhas com extremidades acinzentadas ou avermelhadas e tais tonalidades ficam ainda mais evidentes quando a planta é exposta ao sol.

Se receber os cuidados necessários, a suculenta diamante pode florir, dando pequenas flores com efeito pendente. Por isso, é uma excelente alternativa de planta para uso em prateleiras, parapeito de janelas e jardins suspensos.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Local perfeito para cultivo da suculenta diamante

suculenta diamante

Dá para plantá-la diretamente no solo de seu jardim ou em vasos. Inclusive, esta última opção é a mais comum. O local deve receber sol pleno durante o dia, para que a planta consiga se desenvolver bem.

Se for cultivar em vaso dentro de casa, mantenha o recipiente em um local que receba sol ao longo do dia, como próximo da janela ou da porta. Para que a planta floresça, o ideal é que receba, no mínimo, seis horas de sol por dia.

Solo ideal para plantar suculenta diamante

suculenta diamante em vasinho

O solo ideal é leve e aerado, sem estar compactado. Para garantir esse tipo, o ideal é misturar terra comum de jardim com areia lavada de construção ou perlita. A proporção é de 1:1.

Se plantar em vaso, recomenda-se o uso de pedras no fundo do recipiente, bem como de areia para garantir uma boa drenagem da água da rega. Dessa forma, terá o ambiente perfeito para plantio.

Como plantar suculenta diamante

planta suculenta diamante

O plantio da suculenta diamante é fácil e a chance de sucesso é alta, principalmente se realizar o processo de forma correta. A seguir, apresentamos um passo a passo para te ajudar no cultivo:

  1. Escolha o local de plantio, se no solo ou no vaso, e prepare a terra. Se for no solo, misture terra e areia em partes iguais. Caso seja em vaso, coloque pedrinhas no fundo do recipiente, depois adicione areia e finalize com terra;
  2. Faça pequenos furos na terra e coloque as mudas da planta;
  3. Molde a terra ao redor da muda, para garantir suporte e firmeza a ela, mas tendo o cuidado de não amassar;
  4. Finalize fazendo a primeira rega, somente para deixar o solo úmido e não encharcado de água.

Devo adubar a planta?

folhas da suculenta diamante

É interessante que faça a adubação uma vez ao ano, para garantir que a planta tenha nutrientes suficientes para crescer e se desenvolver. O ideal é que use um adubo NPK líquido 10-10-10.

Se preferir, dá para usar uma alternativa orgânica, como borra de café coada, casca de banana ou casca de ovo. O ideal é que eles sejam ricos em nitrogênio, fósforo e potássio.

Como devem ser as regas da planta?

suculenta diamante em vaso

A suculenta é uma espécie de planta que tem maior capacidade de reter água em seus tecidos. Por isso, consegue sobreviver a períodos de seca. Mas isso não quer dizer que não precisa de rega.

O ideal é que a faça quando identificar que a terra está seca. Para isso, basta enfiar o dedo em alguns centímetros de terra. Se ele não sair sujo, é porque está no momento de regar a planta.

Faça isso diretamente na terra, colocando pouca água, somente para deixá-la úmida. Não se recomenda deixar a terra encharcada, porque o excesso de líquido pode apodrecer as raízes da planta. Também aumenta o risco de surgimento de pragas e doenças.

Em períodos mais quentes, como a temporada de verão, pode ser que precise regar a planta com maior frequência. O motivo disso é simples: nessa estação, a água evapora facilmente e é preciso repô-la.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

    Redatora com anos de experiência e atuando no HomeIT desde 2022. Possui textos publicados em grandes sites sempre com informações completas, técnicas de apuração e SEO.

    Deixe seu comentário