Início » Exterior » As vantagens do portão de madeira para seu lar; ideias surpreendentes e cheias de inspiração

As vantagens do portão de madeira para seu lar; ideias surpreendentes e cheias de inspiração

Conheça quais são as vantagens do portão de madeira e descubra informações importantes sobre essa alternativa!

O portão de madeira é uma opção de cercamento para seu lar, ajudando a protegê-lo. Ele evita a entrada de pessoas não autorizadas e também complementa a decoração da fachada.

Quer investir nessa alternativa? Então, este artigo é perfeito para você! Aqui, apresentamos quais são as principais vantagens do portão de madeira e falamos mais sobre essa alternativa. Acompanhe!

Principais vantagens do portão de madeira

As vantagens do portão de madeira para seu lar; ideias surpreendentes e cheias de inspiração

O portão de madeira conta com vantagens especiais que fazem valer a pena o investimento nele. A seguir, listamos algumas das mais representativas:

Versatilidade

Esse tipo de portão se caracteriza por ser muito versátil, tendo várias possibilidades estéticas. Há modelos altos e baixos, com design simples ou mais elaborado, atendendo diferentes necessidades.

Os modelos grandes, por exemplo, são boas pedidas para uso em imóveis residenciais com garagem. Também são ideais para sítios e chácaras. Já os portões de madeira pequenos são perfeitos para entradas sociais de imóveis residenciais.

Grande variedade de modelos

Há uma grande variedade de modelos de portão de madeira, o que significa que é mais fácil encontrar um que atenda seu projeto decorativo para a fachada.

Os portões com design minimalista são os mais comuns, mas também há outros repletos de detalhes que enriquecem as peças, como os com metal, reforçando o fator decorativo.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Maior variedade de cores

Esse tipo de portão também se destaca por estar disponível em uma ampla variedade de cores. Há desde alternativas com o tom natural da madeira até opções pintadas.

Inclusive, caso invista no portão de madeira e enjoe de sua cor com o passar do tempo, não há necessidade de comprar um novo. Basta pintá-lo de outra tonalidade para transformá-lo de forma econômica.

portão de madeira ripada

Resistência e durabilidade

Trata-se de um portão que apresenta resistência e durabilidade, principalmente se for bem cuidado, seguindo os processos de manutenção indicados para a madeira.

Isolamento acústico

Um dos diferenciais da madeira é que se trata de um material que oferece um bom isolamento acústico. Na prática, isso significa que não deixa passar barulho do exterior para o interior.

Desvantagens do portão de madeira

portão de madeira simples

Embora tenha vários pontos positivos, esse tipo de portão também possui desvantagens que precisam ser consideradas antes da compra, para evitar descontentamentos. Confira quais são:

Preço elevado

O preço alto chama a atenção, pois a madeira natural é um material nobre. No entanto, não precisa desistir de ter seu portão de madeira, basta escolher uma alternativa confeccionada com madeiras com preços mais acessíveis. Ótimos exemplos são o eucalipto e o pinus.

portão de madeira rústico

Necessidade de manutenção frequente

Outro ponto negativo desse tipo de portão é sua maior necessidade de manutenção. Tenha em mente que a madeira é um material suscetível a danos provocados pela água e incidência direta dos raios solares.

Portanto, ele demanda um cuidado maior para permanecer em perfeito estado por mais tempo. Esse cuidado abrange a limpeza e o uso de verniz, processo que deve ser aplicado uma vez ao ano ou sempre que identificar desgastes na superfície.

Caso não queira ter esse trabalho regularmente, a recomendação é que use portões confeccionados com outros materiais, como os feitos com tubo de aço galvanizado ou alumínio. Esses metais são resistentes à oxidação, portanto, não enferrujam e não possuem manutenção frequente.

Tipos de portão de madeira

Existem três tipos principais de portão de madeira e cada um deles tem uma indicação de uso específica. Descubra quais são:

Portão de madeira de correr

Trata-se de uma opção com abertura lateral, com deslizamento de uma folha móvel por meio de trilhos. Para instalá-lo é preciso ter fachada de média a grande, senão não conseguirá abrir o portão totalmente.

portão de madeira de correr

Portão de madeira pivotante

É uma alternativa com abertura semelhante à de uma porta tradicional. Pode ser portão pivotante simples (com somente uma folha) ou duplo (com duas folhas). Esse tipo é um dos mais versáteis, por isso pode ser instalado em fachadas pequenas, médias e grandes.

portão de madeira pivotante

Portão de madeira basculante

Tipo que possui abertura vertical, mantendo a folha móvel suspensa. Trata-se de um modelo mais indicado para imóveis com fachadas pequenas, como sobrados. Só é preciso ter cuidado ao escolhê-lo, pois ele possui uma limitação de altura.

portão de madeira basculante

Verifique se é a melhor opção, principalmente se tiver carro grande.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Gestor de Projetos e Pessoas da WebGo Content. Especialista em SEO e novos Projetos. Formado em Relações Públicas (PUC/PR) e experiência de mais de 10 anos no Marketing Digital.

Deixe seu comentário