Início » Decoração » Para uma cozinha pequena, você precisa de soluções práticas: veja estes 6 detalhes

Para uma cozinha pequena, você precisa de soluções práticas: veja estes 6 detalhes

Conheça soluções práticas para cozinha pequena e monte um espaço que combina funcionalidade e beleza

Montar uma cozinha pequena nem sempre é tarefa simples! Não é para menos, afinal, o espaço limitado reduz suas possibilidades de decoração e é preciso saber priorizar o essencial.

Para facilitar esse trabalho, você pode apostar em soluções práticas para cozinha pequena. A seguir, você confere uma lista com as 6 principais! Descubra quais são e invista nas suas soluções favoritas!

1. Ocupe o espaço vertical da cozinha pequena

Para uma cozinha pequena, você precisa de soluções práticas: veja estes 6 detalhes

O espaço vertical é um poderoso aliado quando se fala na montagem e decoração de cozinha pequena. Ao utilizá-lo, você amplia a área de armazenamento, tornando o espaço mais organizado.

E o que você pode usar em paredes da cozinha, especificamente? Existem diferentes itens como armários aéreos, nichos e prateleiras, bem como suportes para panelas, porta-temperos e porta-talheres.

Também há a possibilidade de instalar ganchos, nos quais dá para pendurar itens que você utiliza com frequência na cozinha, como canecas, xícaras, panelas, pano de prato ou copa, avental, entre outros.

Não importa qual seja a sua escolha, sempre utilize itens que tenham a ver com o restante da decoração, para conseguir um visual mais bonito e harmônico na cozinha.

2. Aposte em uma mesa dobrável

cozinha pequena com mesa dobrável em frente a uma janela

Quer ter uma mesa na cozinha pequena, mas não sabe como? Uma das soluções é apostar em uma mesa dobrável, que pode ser recolhida quando não estiver em uso. Assim, conseguirá otimizar a área, garantindo um espaço personalizável e funcional.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

Se a área permitir, você pode instalar uma mesa tradicional num dos cantos da cozinha. Neste caso, indica-se que aposte em modelos compactos, como a mesa retangular, que pode ser encostada na parede.

3. Considere integrar cozinha e sala de estar

cozinha e sala integradas em tons neutros

Se seu orçamento estiver um pouco mais folgado, uma solução interessante é integrar a cozinha e a sala de estar, com a possibilidade de instalar uma bancada entre esses ambientes.

Essa bancada pode funcionar como uma mesa para refeições do dia a dia, inclusive como um local de preparo de alimentos. Coloque algumas banquetas no lugar e pronto, já é possível torná-lo mais confortável.

Um dos diferenciais dos ambientes integrados é que se tem a impressão visual de amplitude, como se eles fossem grandes. Portanto, é uma alternativa que funciona muito bem para cozinhas e salas pequenas.

Para reforçar ainda mais essa ideia de amplitude, nossa dica é que trabalhe com elementos iguais na sala e na cozinha. E quais são esses elementos? Simples: cores iguais e móveis com o mesmo acabamento.

Desse modo, você tem uma ideia de continuidade em ambos os ambientes, reforçando a sensação de amplitude. Dê preferência por trabalhar com tons claros nos espaços, para ter ambientes iluminados.

4. Use cores claras de forma predominante

cozinha pequena toda branca

As cores claras são excelentes alternativas para cozinhas pequenas, pois refletem melhor a luz. Na prática, isso quer dizer que você terá a impressão de que o espaço é maior e mais iluminado.

E quais cores claras você pode usar na área? Existem algumas opções, como o clássico branco, bem como o off-white, que é um branco com fundo amarelado ou acinzentado.

Você também pode apostar em tons como o cinza-claro e os beges clarinhos, que combinam muito bem com a cozinha. Desse modo, terá um espaço elegante e agradável, que passa a impressão visual de que ele é maior.

5. Invista numa iluminação especial

cozinha com iluminação sob armários

Ao ter uma área bem iluminada, a impressão que ela passa é de que é maior. Portanto, não deixe cantos da cozinha escuros! Reforce a iluminação neles e por todo o espaço, o que ajudará a tornar a área ainda mais agradável.

Você pode investir, inclusive, em luzes embutidas em armários, sobretudo naqueles que ficam acima de locais de trabalho, como a pia e a bancada. Também considere investir em pendentes pelo ambiente.

6. Mantenha sua cozinha organizada

cozinha pequena organizada

Quanto mais itens visíveis a cozinha tiver, maior é a impressão de que a área está desorganizada. Evite isso mantendo do lado de fora de armários somente o que utiliza com maior frequência no dia a dia.

Itens como pratos, potes e outros recipientes devem ficar dentro de armários. Se tiver algum alimento, tempero, entre outros itens, há muito tempo em cima de mesas e bancadas, verifique a data de validade.

Caso já tenha passado, jogue os itens fora, o que ajudará a garantir um visual mais clean para a cozinha.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Redatora formada em letras, com experiência em inbound marketing e SEO. Provavelmente a pessoa mais organizada que você conhecerá. Apaixonada por boas histórias, séries e comidinhas.

Comentários fechados

Os comentários desse post foram encerrados.