Início » Infantil » Quarto infantil – tudo que você precisa saber para comprar o do seu filho!

Quarto infantil – tudo que você precisa saber para comprar o do seu filho!

Papais que estão procurando dicas para montar o quarto infantil aqui é seu lugar! Preparamos o guia completo com dicas de móveis para quarto infantil. Veja!

Montar e decorar o quarto infantil são tarefas prazerosas para os pais, mas isso não quer dizer que elas são descomplicadas de serem realizadas, tanto que muitos encontram dificuldade para organizar um ambiente incrível e funcional.

Esse é o seu caso? Então, confira aqui dicas preciosas para acertar na decoração e compra de itens para o quarto do seu filho, tornando o cômodo muito mais bonito, prático no dia a dia e seguro para a criança!

Os móveis para quarto infantil

Invista nos móveis essenciais e adequados às necessidades da criança. Fuja do excesso e foque nos móveis mais importantes para o quarto, o que otimizará a área disponível.

Um desses itens fundamentais é o guarda roupa infantil, que ajudará a organizar peças de vestuário, acessórios, enxoval e objetos pessoais, livrando o quarto de bagunças, o que pode prejudicar a decoração do ambiente.

Outro móvel primordial é a cama infantil. Dê preferência a modelos projetados de acordo com a idade da criança e feitos com materiais resistentes, que durarão por muito mais tempo, sendo um ótimo investimento em longo prazo.

Quarto infantil completo

Também garanta uma cômoda, móvel que amplia a oferta de espaço para organização de itens pessoais, além de servir como apoio para objetos decorativos e acessórios.

Já o criado mudo é perfeito para apoiar luminárias e objetos pessoais das crianças utilizados com frequência, deixando-os sempre às mãos, o que facilita encontrá-los sempre que necessário.

Ademais, invista numa escrivaninha infantil, de modo a montar uma área adequada para os estudos. Esse tipo de móvel, inclusive, estimula a criança a estudar, funcionando como uma ótima pedida para os pais incentivarem o aprendizado desde cedo.

Lista com móveis essenciais

Lista de móveis para quarto infantilPara facilitar a compreensão daquilo que é fundamental num quarto completo, veja a lista de móveis que não podem faltar:

  • Guarda roupa
  • Cama
  • Cômoda
  • Criado Mudo
  • Escrivaninha 

Organização dos Quarto Infantil

Organize os móveis de modo a aproveitar melhor o espaço disponível. Essa dica é fundamental para tornar a área funcional, facilitando a realização de atividades e circulação pelo cômodo.

Procure instalar os móveis junto às paredes, deixando o centro do cômodo livre para movimentação ou ainda para que a criança possa brincar nessa área, estimulando o melhor uso do quarto.

Além disso, tenha um cuidado especial com o espaço destinado à instalação da cama: procure deixá-la afastada de janelas e portas pelas quais passem constantes correntes de vento, para evitar que a criança adoeça com facilidade.

Se preferir, primeiro instale a cama, seguindo a recomendação de fugir de correntes de vento, e depois distribua os demais móveis pelo cômodo, sempre tomando o cuidado de manter o centro do cômodo livre e não comprometer a locomoção pelo quarto.

Montando um ambiente seguro

Monte um ambiente seguro. Ao comprar os móveis para quarto infantil, verifique se possuem quinas arredondadas. Em caso negativo, garanta protetores específicos para esse tipo de móvel, itens que minimizarão o risco de acidentes.

Quarto infantil - Crianças brincando

Outro cuidado é se certificar de que os móveis foram montados adequadamente, inclusive de que estão firmes e corretamente nivelados. Desse modo, reduzem-se as chances de provocar incidentes envolvendo a queda desses itens.

Não deixe camas e poltronas próximas de janelas. Além da questão das correntes de ar, citadas acima, é fundamental não deixar nada que facilite o acesso das crianças às janelas. Evite acidentes e imprevistos.

Deixe o quarto atrativo

Crianças brincando no quartoTorne o quarto um local atrativo para as crianças. Essa é uma tarefa simples: basta investir numa decoração diferenciada, abusando de cores e objetos decorativos divertidos e lúdicos, que prendem a atenção dos pequenos.

Outra forma de despertar o interesse das crianças pelo quarto é apostando numa decoração temática. Vale, por exemplo, utilizar os brinquedos, personagens ou desenhos infantis favoritos dos pequenos como inspiração decorativa.

A boa notícia é que existem diversos móveis infantis temáticos que facilitam esse processo de montar uma decoração temática. Há cama, guarda roupa, criado mudo, cômoda e, até mesmo, escrivaninha infantil com imagens de personagens, brinquedos e desenhos.

Todos esses itens resultam numa decoração colorida, original, criativa e personalizada para o quarto infantil, o que certamente atrairá as crianças e estimulará seu interesse pelo cômodo.

Comente