Início » Pets » Como criar um espaço pet em seu lar; dicas INCRÍVEIS para adaptar esse cantinho especial

Como criar um espaço pet em seu lar; dicas INCRÍVEIS para adaptar esse cantinho especial

Já considerou ter um espaço pet em sua casa? Esse cantinho seria exclusivo para seu cachorro, gato ou até mesmo outro animal de estimação (por que não?) de forma a retribuir todo o amor que eles transmitem a você.

Dessa forma, o local irá proporcionar conforto, diversão e segurança para o pet, tudo na medida certa. E o processo não é difícil!

Independentemente do seu pet ter acesso a todos os cantos de sua casa, um espaço específico para ele será o seu refúgio e atenderá a todas as suas necessidades. 

Por isso, confira as dicas abaixo para adaptar o seu lar – pelo menos um canto dele – para criar um espaço pet bonito, espaçoso e cheio de carinho.

Escolha o local ideal para o espaço pet

cachorro em espaço pet

 

Esse é o primeiro detalhe a ser analisado por você, afinal seu pet precisará de um espaço para fazer suas necessidades, seu soninho e ter seu momento de diversão.

Nesse caso, considere os hábitos da própria espécie e a personalidade do seu bichinho.

Participe do nosso canal no WHATSAPP com dicas RÁPIDAS e FÁCEIS para a sua casa. Acesse ~> clicando aqui.

O planejamento do espaço pet terá muitas chances de dar certo se você levantar corretamente essas questões.

Assim, é possível entender que o espaço para seu pet precisa ser multiuso, mas delimitado para cada uma dessas atividades.

Algumas sugestões de locais de criação do espaço pet são não somente aquele cantinho vazio que você tem em sua casa, mas também pequenos espaços (se o seu pet for de pequeno porte, é claro), como embaixo da escada.

Sacadas, lavanderias e áreas gourmets também são outras opções bacanas, pois o espaço pet também precisa ser de fácil limpeza.

Aposte em móveis planejados

Recomenda-se que o espaço pet seja construído com móveis planejados, pois através deles você consegue decidir tamanhos, acabamentos e estilo, entre outros detalhes.

Com a definição das características das peças, o espaço pet poderá realmente aproveitar todo o ambiente, sem contar que a questão estética será abordada com eficiência.

Lembre-se que é importante criar estruturas diferenciadas para que os animais sejam capazes de descansar ou mesmo gastar energia. Pense em soluções que irão otimizar o espaço.

Cuidado com o piso

Tenha um piso apropriado no espaço do pet, pois modelos muito lisos podem acabar sendo escorregadios demais e acabar causando problemas.

Não somente isso, procure por pisos que não absorvem a urina dos animais e que sejam fáceis na hora de limpar! Um exemplo é o piso vinílico.

Quais são os itens necessários?

O espaço pet precisa ser projetado para o bem-estar dos animais, então a principal sugestão é que você adeque o local com o máximo de elementos necessários para eles.

Portanto, alguns itens óbvios para o espaço pet são:

Caminha

Utilize casinha, almofadas e tapetes para que seu pet tenha seu momento de descanso cheio de conforto.

Procure combinar os tecidos e materiais desses itens com o restante da decoração do ambiente para o espaço ficar harmonizado e ainda mais integrado à casa.

Aliás, existem móveis que você pode aproveitar como parte da casinha, como reformar uma mesa de cabeceira antiga, retirando as gavetas e colocando um colchãozinho para ele se acomodar. Incrível, né?

Água e alimentos

Meio óbvio, mas necessário falar que os potes de ração e de água precisam estar próximos deles, então tenha em mente que eles merecem atenção no espaço pet ou mesmo em um local pertinho desse ambiente, está bem?

Afinal, você precisa garantir que seu pet sempre esteja hidratado e bem alimentado.

Necessidades básicas

Para fazer as necessidades, procure manter o “banheirinho” em um lugar mais reservado e de preferência mais distante de onde você deixará os alimentos e o local de descanso do pet.

No caso dos cachorros, você pode investir em um tapete higiênico. Hoje em dia, existem aquelas bases de plástico trançadas e perfuradas onde você apoia o tapete, pois assim a urina pode escoar.

Para os gatos, a caixa de areia é a principal recomendação.

Brinquedos

Os animais estão sempre dispostos a brincar, não é mesmo? Então, mantenha brinquedos também próximos no espaço pet para que eles possam aproveitá-los.

Bolinhas, novelos, bichos de pelúcia e outros itens são essenciais para que eles se divirtam de maneira saudável – e isso também só acontece se você manter os brinquedos sempre limpos

Claro, dependendo do tamanho da área disponível, procure usar brinquedos maiores.

Segurança do pet não deve ser esquecida

Prioridade máxima aqui: você precisa garantir a segurança do seu pet no espaço que você está criando.

Ou seja, seu esforço só será recompensado se você souber criar um espaço pet sem riscos para seu animal. A proteção para ele é fundamental.

Primeiramente, mantenha tudo limpo com frequência, além de sempre manter produtos químicos fora do alcance dos bichinhos. 

Tome cuidado com o acesso a locais que podem oferecer riscos à saúde ou bem-estar dos pets. Por isso, se necessário instale redes de proteção em janelas, procure cercar o terreno e coloque grades em aberturas que levem à rua.

Outro ponto é se atentar para plantas tóxicas para animais.

Inclusive, filhotes tendem a roer e morder tudo o que enxergam pela frente, por isso cuidado com cabos, carregadores e fios elétricos.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 0 / 5. Número de votos: 0

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Trabalha com escrita criativa, revisão e tradução. Fluência em Inglês e atualmente estudando Espanhol. Se formou em Comércio Internacional e Técnico em Marketing, mas está agora realizando o sonho de estudar Biologia. É apaixonada por palavras, natureza, tornados, heavy metal e psicologia forense.

Deixe seu comentário