Início » Jardinagem » Jardim Pequeno – Como fazer e que plantas usar para sobrar espaço

Jardim Pequeno – Como fazer e que plantas usar para sobrar espaço

Nada melhor para relaxar do que contemplar a natureza, não é mesmo? Um jardim pequeno cria esse universo de contato com meio ambiente, independente do espaço que você tenha para construí-lo. Para você não errar nesse tão sonhado ambiente relaxante, trouxemos tudo que você precisa saber para não errar na sua construção.

Ideia de jardim pequeno

Como fazer sobrar espaço em um jardim pequeno

Planejamento é essencial para ter sucesso na montagem do seu jardim. O primeiro passo é pensar muito bem como será o ambiente, garantindo que fiquei bonito, prático e que tenha economia nos gastos. Para isso, você deve estipular dois pontos centrais:

Confira quais são:

  • Definir a área e o local do futuro jardim, se ele vai ser externo, interno, vertical ou na sacada.
  • Escolher as plantas adequadas, cada ambiente necessita de plantas que se adaptam a sua especificidade. Além disso, as plantas precisam de cuidados, o ideal é escolher as que os cuidados estejam adequados a sua rotina.
Jardim pequeno na garagem Jardim pequeno com vasos

Confira nossas dicas de iluminação externa!

Como fazer um jardim pequeno

Embora os espaços pequenos não aparecem tão atrativos, com criatividade você consegue transformar esses espaços compactos em puro aconchego. Além do fator econômico, um espaço pequeno requer menos investimento, ou seja, economia na certa!

Aqui vai algumas dicas para você escolher o melhor local:

  • Jardim externo: na varanda ou na sacada, você pode utilizar vasos e um tapete de grama sintética.
  • Jardim interno: em frente ao parapeito da janela ou no espaço embaixo das escadas, não se esqueça de escolher as plantas adequadas.
  • Jardim vertical: além de economizar espaço, cria um visual diferenciado, é fundamental definir uma área fixa e bem clara para ele.

Não sabe por onde começar? Confira nossas ideias de móveis para jardim.

Quais plantas usar em um jardim pequeno?

Como já sabemos as plantas se adaptam de maneiras diferentes nos ambientes, umas precisam de mais luz, outras de vento, uma de umidade e outras do clima seco. Para você não errar, e tenha um jardim sempre bonito e harmonioso com o ambiente, é necessário fazer a escolha certa das plantas.

Separamos algumas super dicas para vocês:

  • Ambientes pequenos invista em plantas menores, como: dinheiro-em-penca, filodendors, lírio da paz, echeveria, moreia bicolor, violeta;
  • Observe se as plantas são internas ou externas;
  • A umidade do solo pode variar para cada espécie;
  • Ervas aromáticas;
Plantas para jardim pequeno

Manutenção e organização do jardim

Todo jardim demanda de manutenção, mesmo sendo um ambiente pequeno, e isso deve ser considerado desde seu planejamento a escolha das plantas. Alguns cuidados são diários, como regar as plantas, outros mais específicos como troca de vasos, cortar a grama, caso ela não seja artificial, entre outras.

Pessoas que buscam praticidade elas podem optar por grama sintética e até para plantas artificiais, assim reduz os custos de manutenção. Para quem busca custo benefício a grama sintética é a melhor opção, pois sua vida útil é em média de 5 anos, e ela não demanda de cuidados especiais para limpeza.

jardim pequeno para apartanemento

Use a criatividade!

Para  decorar seu jardim está liberado o uso da criatividade, pense em algo funcional, que combine com você e com o ambiente que ele será montado. Montar um organizador de jardim de plástico, por exemplo, pode ser uma ideia para ter onde ter as ferramentas de jardinagem.

Pensando nisso trouxemos algumas ideias que você pode colocar em prática, confira:

  • Compre vasos simples e pinte ao seu gosto;
  • Garrafas PET podem ser transformadas em vasos;
  • Escadas, venezianas de madeira, pallets podem virar suporte para plantas;
  • Xícaras podem virar vasos de flores;
  • Canos podem ser usados como suporte de plantas para o jardim vertical.

Enfim, além de bonito seu jardim precisa ser funcional, ou seja, servir para alguma coisa. Agora é só colocar a mão na massa e deixar a imaginação fluir.

Comente